Lapa, Sardoal. Foto: mediotejo.net

Após três atos de vandalismo que destruíram equipamentos, a Câmara Municipal de Sardoal vai iniciar uma obra na Área de Lazer da Lapa que vai custar cerca de 3 mil euros (com IVA) de adjudicação externa, tendo sido feita consignação na manhã desta quarta-feira. Com duração de 15 dias, terá início na próxima segunda-feira e vai ser feita pelos serviços operacionais da Câmara e também por uma empresa externa. Quanto à sua conclusão, está prevista “garantidamente, entre 20 e 27 de junho”, disse Jorge Gaspar, vice-presidente da autarquia.

O vereador, que presidiu à sessão desta quarta-feira, referiu a necessidade de requalificação de algumas áreas da Área de Lazer da Lapa, uma vez que fora vandalizada por três vezes, “no último semestre do ano passado e no primeiro trimestre deste ano”.

A obra inclui requalificação das casas de banho, com pintura, instalação de loiça que falta e substituir alguma que está partida, reconstruir o grelhador, que será duplo com chaminés, para reduzir a possibilidade de algumas fagulhas saírem, lava-loiça com material robusto que não facilite que seja arrancado, substituir os acessos de madeira ao quiosque, às casas de banho e à parte mais a leste, que às vezes serve de bar, colocação de janelas com estore, enumerou Jorge Gaspar (PSD).

Também a parte elétrica foi vandalizada, no segundo ato de vandalismo, e será reposta nesta intervenção, onde se irá aproveitar para fazer reforço de proteção de um poço que se encontra nas imediações.

“Num primeiro momento vandalizaram as instalações sanitárias, as quais nós repusemos e depois ainda fizeram estragos passado pouco tempo. Passados alguns meses resolveram arrancar as janelas, já tinham danificado as portas, desta vez resolveram ir mais longe e levaram as janelas. (…) Já este ano, mais recentemente, o grelhador foi completamente vandalizado”, contou o autarca.

Sendo assim, segundo Jorge Gaspar, “havia duas hipóteses”. “Ou encerrávamos aquela área de lazer, porque de facto está num estado lastimável, ou então tentávamos, mais uma vez, fazer pequenas obras para que as pessoas tenham o mínimo de condições para passar um bom período do seu tempo de lazer”, disse, justificando que a CM Sardoal optou pela segunda hipótese, “na medida em que acreditamos que estando as coisas mais arranjadinhas as pessoas serão levadas a não estragar. Vamos ver…”, assumiu.

Num futuro próximo há a intenção de melhorar “significativamente” aquela área, “porque não vamos desta vez completar toda aquela vedação de madeira tratada, desde o iníco da área, que tem sido roubada aos poucos, porque é um investimento bastante grande, e também a substituição daquelas mesas, entre outras melhorias que estamos a pensar fazer no ano que vem”.

A autarquia espera também a reação da comunidade quanto a esta primeira intervenção nesta Área de Lazer, mostrando-se receosa quanto a novos atos de vandalismo. “Vamos ver como vai ser a reação das pessoas a este novo arranjo, esperemos que não voltem a estragar tudo, porque depois dá vontade de baixar os braços… Mas não vamos baixar, claro”, terminou.

ler mais: http://mediotejo.net/a-descoberta-de-sardoal-ja-conhece-a-lapa-e-os-moinhos-de-entrevinhas/

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Entre na conversa

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.