A acácia autraliana (Mimosa) é uma das espécies invasoras em Portugal. Foto: DR

O Centro Cultural Gil Vicente, em Sardoal, recebe na quarta-feira, dia 12 de abril, pelas 14h30, uma sessão de esclarecimento sobre quais as espécies de plantas invasoras e a melhor forma de as eliminar, sendo a mesma dinamizada por Isabel Marchante, do Centro de Ecologia Funcional do Departamento de Ciências da Vida, da Universidade de Coimbra.

A iniciativa é promovida pelo Gabinete Técnico Florestal do Município de Sardoal e visa esclarecer a população sobre o que são “espécies invasoras” e as melhores formas de as eliminar, sendo que atualmente se encontram listadas mais de 200 plantas como invasoras.

As áreas protegidas comportam constantemente profundas alterações provocadas pelas múltiplas e crescentes atividades humanas que nelas se fazem sentir. A introdução de plantas invasoras, que levam à descaracterização dos ecossistemas, é uma, entre muitas, dessas alterações, sendo uma das situações mais difíceis de controlar e recuperar.

A participação é aberta ao público em geral e gratuitas, mas de inscrição obrigatória que pode ser feita através do email gtf@cm-sardoal.pt, pelo tlf. 241 850 050 ou online em https://forms.gle/rbPKkss66i17hfDX7 .

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *