Foto: mediotejo.net

A Tertúlia do Politécnico de Santarém recebe, na tarde deste sábado, uma sessão dos “Encontros com o Tejo e Educação Ambiental” com o tema “Turismo ecológico e de natureza no Tejo como polo de desenvolvimento regional”.

Organizada pela licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza e pelo proTEJO – Movimento pelo Tejo, a iniciativa visa “lançar a reflexão sobre o papel do turismo ecológico e de natureza no Tejo, na perspetiva do desenvolvimento regional, realçando a sua importância para a conservação dos ecossistemas do rio Tejo”.

Em comunicado, a proTEJO refere que se pretende ainda discutir a necessidade de uma valorização ecológica do Tejo e seus afluentes, assegurando “um caudal ecológico que permita o florescimento dos ecossistemas e o usufruto da água pelas populações ribeirinhas, e uma ausência de barreiras fluviais que permita a regeneração da água e a manutenção de um ecossistema biodiverso”.

No encontro de sábado participarão um pescador do Tejo, um empresário de turismo ecológico e de natureza, uma docente que leciona Poluição Ambiental e um docente das áreas do desporto e turismo de natureza.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *