A Tertúlia do Politécnico de Santarém recebe, na tarde deste sábado, uma sessão dos “Encontros com o Tejo e Educação Ambiental” com o tema “Turismo ecológico e de natureza no Tejo como polo de desenvolvimento regional”.
Organizada pela licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza e pelo proTEJO – Movimento pelo Tejo, a iniciativa visa “lançar a reflexão sobre o papel do turismo ecológico e de natureza no Tejo, na perspetiva do desenvolvimento regional, realçando a sua importância para a conservação dos ecossistemas do rio Tejo”.
Em comunicado, a proTEJO refere que se pretende ainda discutir a necessidade de uma valorização ecológica do Tejo e seus afluentes, assegurando “um caudal ecológico que permita o florescimento dos ecossistemas e o usufruto da água pelas populações ribeirinhas, e uma ausência de barreiras fluviais que permita a regeneração da água e a manutenção de um ecossistema biodiverso”.
No encontro de sábado participarão um pescador do Tejo, um empresário de turismo ecológico e de natureza, uma docente que leciona Poluição Ambiental e um docente das áreas do desporto e turismo de natureza.