Carlos Matias é o atual deputado do BE eleito por Santarém e a distrital quer a sa continuidade. A direção nacional tem outro entendimento. Foto: mediotejo.net

A direção nacional do Bloco de Esquerda está a ser acusada de “tentativa de ingerência” e de “pressão” sobre as distritais do partido, nomeadamente no Porto e em Santarém, na escolha dos candidatos a deputados às próximas legislativas.

Em Santarém, o nome de Carlos Matias foi escolhido pelas bases para renovar o mandato de deputado, mas, num gesto inédito, a comissão política apresentou uma candidata alternativa (Fabíola Cardoso, da concelhia de Santarém) e enviou Pedro Filipe Soares, o líder da bancada parlamentar, para este sábado ir ao plenário a Santarém acompanhar o processo de nomeação. “Uma pressão inaceitável”, dizem fontes do Bloco de Santarém, avança hoje o jornal Expresso.

O nome de Carlos Matias tinha sido já aprovado sem oposição no final de 2018 e confirmado sem votos contra pela direção distrital em fevereiro, pelo que a situação está a causar “mau estar” e “muito desagrado” aos bloquistas do distrito de Santarém.

Em Santarém, o nome de Carlos Matias foi escolhido pelas bases para renovar o mandato de deputado, mas, num gesto inédito, a comissão política apresentou uma candidata alternativa. Fabíola Cardoso (à esq na foto)) é da concelhia do BE de Santarém. Foto: DR

Em declarações ao mediotejo.net, Romão Ramos, membro do secretariado distrital do BE de Santarém disse que esta situação configura “uma completa ingerência das estruturas nacionais nas decisões que são do distrito”.

“O clima criado é impróprio de um partido que se apresentou ao país há quase duas décadas assumindo que tinha aprendido com os erros das experiências e dos modelos de organização dos partidos socialistas europeus e que pretendia ser um partido de bases, plural, para criar uma nova esquerda alternativa e, ao contrário, com este tipo de procedimentos assume que efectivamente nada aprendeu com as experiências passadas e aos poucos está a instalar no BE um modelo de um partido sectário, ortodoxo, em que as bases tem de estar disponíveis para aceitar as diretivas do secretariado nacional e da comissão política nacional”, afirmou Romão ramos.

Romão Ramos, membro do secretariado distrital do BE de Santarém disse que esta situação configura “uma completa ingerência das estruturas nacionais nas decisões que são do distrito”. Foto: DR

O dirigente partidário disse que a distrital do BE vai “manter e defender o nome de Carlos Matias” como cabeça de lista por Santarém como deputado a eleger nas próximas legislativas, “em conformidade com uma decisão tomada há muito tempo e inclusive anunciada pelo mediotejo.net”, concluiu.

Na distrital portuense, a lista encabeçada por Catarina Martins foi recusada por 40% dos dirigentes locais e, em abaixo assinado, 73 bloquistas do Porto apelaram ao “debate para encontrar uma proposta de lista sem exclusões”, refere hoje o Expresso.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply