Foto: DR

“As Faces da Arte – Discursos do Sagrado e do Profano na Arte Sacra Ribatejana” é o tema da palestra a cargo do antropólogo Aurélio Lopes (IELT-FCSH-UNL) e do historiador de arte Vítor Serrão (ARTIS-IHAS-FLUL) que vai ter lugar este sábado, dia 24 de fevereiro, às 16:00, no Centro Cultural Regional de Santarém – Fórum Mário Viegas.

Esta iniciativa cultural pretende revelar e relevar as valências multifacetadas que a arte sacra incorpora. A análise de partida incide sobre três peças de arte sacra escolhidas de entre o espólio existente no “Museu Diocesano de Santarém”: uma pintura em tela seiscentista, um “trono de graça” e, por fim, um “relicário”.

A partir destas obras vão ser debatidas temáticas como o imaculismo mariano, a simbólica trinitária e espiritista, os potenciais místicos e míticos da virgindade ou o culto das relíquias.

Nas palavras de Aurélio Lopes, “São assim perspectivas históricas, estilísticas, sociológicas e antropológicas que causalidades tradicionais, teológicas e socioculturais enformam e explicam.”

Formada em marketing digital e content branding, apaixonada por viagens e palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *