Salvaterra de Magos promove de 1 de março a 1 de abril o “Mês da Enguia”, mostra gastronómica que este ano envolve 21 restaurantes e que é acompanhada de um programa de eventos culturais, turísticos e desportivos.

Na sua 22.ª edição, a campanha gastronómica “Março, Mês da Enguia” regista um crescimento, com mais dois restaurantes que em 2017 (ano em que se consumiram 6,5 toneladas de enguias), assinala um comunicado da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos (distrito de Santarém), que promove a iniciativa.

À gastronomia, com a disponibilização nos restaurantes aderentes de pratos confecionados com enguias, o município junta um conjunto de iniciativas para tornar mais apelativa a deslocação de um número crescente de visitantes, como a realização de passeios de barco no rio Tejo, exposições, uma Feira de Artesanato e Produtos Tradicionais de vários pontos do país e espetáculos, acrescenta.

“Temos procurado criar mais produto em torno da gastronomia, fazendo com que, quem nos visita, permaneça mais tempo no nosso concelho”, afirmou o presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio, numa sessão de apresentação do evento.

Nos restaurantes, “a principal sala de visita para os milhares de pessoas” que visitam o concelho em março, poderão ser degustadas enguias fritas, de ensopado, de caldeirada, grelhada ou de fricassé, molhata ou torricado de enguias, espetada ou à lagareiro, contando os estabelecimentos aderentes com o aconselhamento de uma comissão técnica que é liderada pelo chefe de cozinha Luís Machado.

O autarca sublinhou que a procura que se regista nos restaurantes do concelho durante o mês de março “é um marco na atividade e na economia do concelho”, já que acaba por ter repercussões também no comércio local, nos alojamentos, nas casas vinícolas, no artesanato, nos produtores locais, no número de passeios de barco no Tejo, na frequência dos espaços culturais e do património natural e histórico, “num verdadeiro circuito integrado com forte retorno para o município”.

Às exposições permanentes patentes na Falcoaria Real de Salvaterra de Magos e no Museu “Escaroupim e o Rio”, durante o mês de março serão inauguradas cinco novas exposições, na Capela Real (uma cronologia histórica sobre o Paço Real de Salvaterra de Magos), no edifício do Cais da Vala (sobre os “Avieiros, vagabundos do Tejo”), na galeria de exposições da Falcoaria (“A diversidade do traje gloriano – Artes do pormenor no traje feminino”), na Biblioteca Municipal (“Profissões d’Antigamente – o Barbeiro e a Modista”) e no Mercado de Cultura de Marinhais (“Mulheres” de Hana Tischler).

Na Feira Nacional de Artesanato e de Produtos Tradicionais (às sextas, sábados e domingos) estarão uma centena de expositores de artesanato e de produtos tradicionais de âmbito local, regional e este ano também nacional, decorrendo nesse espaço espetáculos de dança, teatro, folclore, marionetas, música, demonstração de atividades desportivas, ‘stand-up comedy’, marchas populares, entre outros, assinala a nota.

Agência de Notícias de Portugal

Deixe um comentário

Leave a Reply