No total são 998 freguesias com risco elevado de incêndio e que são prioritárias para ações de limpeza, “totalizando 32% da superfície do continente e 2,2 milhões de hectares de espaços florestais”, precisa o documento. Dos 11 municípios do Médio Tejo, todos estão no mapa, à exceção do Entroncamento. No Alto Alentejo, Gavião tem várias freguesias na lista (AQUI), ao passo que Ponte de Sor não consta da mesma.
“Para efetivar a seleção destas freguesias mantiveram-se os critérios já adotados em 2022, que incorporam as componentes de perigosidade conjuntural de incêndio rural e de valor dos ecossistemas”, pode ler-se no despacho de 24 de março, que indica que “a definição destas prioridades não isenta os agentes gestores do território do cumprimento de todas as disposições previstas na legislação de gestão de fogos rurais, não se limitando naturalmente o âmbito da fiscalização pelas entidades competentes às áreas e prazos referidos”.
De acordo com o despacho, a fiscalização da gestão de combustível nas 998 freguesias prioritárias é realizada entre 01 e 31 de maio nos terrenos confinantes a edifícios em espaços rurais (numa faixa de 50 metros) e nos aglomerados populacionais. Para as redes viária, ferroviária e nas linhas de transporte e distribuição de energia elétrica será feita entre 01 e 30 de junho.

Lista das freguesias abrangidas no distrito de Santarém:
Abrantes | Carvalhal, Fontes, Martinchel, Rio de Moinhos, União das Freguesias de Aldeia do Mato e Souto.
Alcanena | Minde e Monsanto.
Chamusca | Ulme.
Constância | Santa Margarida da Coutada
Ferreira do Zêzere | Águas Belas, Beco, Ferreira do Zêzere, Igreja Nova do Sobral, Nossa Senhora do Pranto.
Mação | Amêndoa, Cardigos, Carvoeiro, Envendos, Ortiga, União das Freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira.
Ourém | Espite, Fátima, União das Freguesias de Matas e Cercal, União das Freguesias de Rio de Couros e Casal dos Bernardos.
Rio Maior | Alcobertas.
Santarém | Abrã e Amiais de Baixo.
Sardoal | Alcaravela, Santiago de Montalegre, Sardoal.
Tomar | Asseiceira, Olalhas, Sabacheira, São Pedro de Tomar, União das Freguesias de Além da Ribeira e Pedreira, União das Freguesias de Casais e Alviobeira, e União das Freguesias de Serra e Junceira.
Torres Novas | Pedrógão.
Vila Nova da Barquinha | Praia do Ribatejo.
No concelho de Gavião (Portalegre) | Belver e União das Freguesias de Gavião e Atalaia.
No concelho de Sertã (Castelo Branco) | Cabeçudo, Carvalhal, Castelo, Pedrógão Pequeno, Sertã, Troviscal, União das Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, União das Freguesias de Cumeada e Marmeleiro, União das Freguesias de Ermida e Figueiredo, e Várzea dos Cavaleiros.
No concelho de Vila de Rei (Castelo Branco) | Fundada, São João do Peso e Vila de Rei.