Créditos: Pixabay

Na noite deste domingo, 5 de janeiro, cumpre-se a tradição do Dia de Reis cantando As Janeiras. A partir das 18h00 e pela noite dentro, dois grupos de pessoas, algumas munidas de instrumentos musicais, juntam-se para percorrerem as ruas da aldeia de Rio de Moinhos (Abrantes) com o objetivo de perpetuar esta tradição.

Assim, a Filarmónica Riomoinhense e a da Casa do Povo de Rio de Moinhos desfilam mais uma vez pedindo em troca “uma prenda” – que normalmente surge em forma de petisco ou bebida –  às pessoas que escutam as quadras alusivas a esta época que encerra as Festas, nas vozes dos cantores, reforçando o espírito de comunidade.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *