ADIRN aposta em nova vertente turística na região Foto: ADIRN

A Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (ADIRN), em colaboração com o município de Tomar, vai promover dias 26 e 27 de março a primeira edição do Wellness Weekend “Tempo de Renovar”, na Mata Nacional dos Sete Montes, na cidade tomarense.

A ideia subjacente a este novo projeto é potenciar no território, que integra Tomar, Ourém, Torres Novas, Alcanena, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha, o designado turismo de bem estar.

A iniciativa foi apresentada em fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Tomar. Esta primeira edição do Wellness Weekend “Tempo de Renovar” conta ainda com o apoio da Rede de Turismo e Bem Estar do Ribatejo Norte, que integra diversas entidades e empresas do setor do turismo.

Segundo nota de imprensa, Jorge Rodrigues, coordenador da ADIRN, fez um breve enquadramento do evento e da rede, indicando que esta começou há cerca de dois anos, com uma conversa informal em Torres Novas, e que vem evoluindo até ao evento agora apresentado.

Para o responsável, trata-se de uma rede de parceiros direcionada para o turismo de bem estar, dedicada a quem procura práticas saudáveis para aumentar, melhorar ou manter os seus estados de saúde física, mental, emocional, espiritual e energética sempre equilibrada e saudável. 

O grupo de trabalho composto por elementos da rede responsável pela apresentação do evento, referiu que o foco deste evento é promover não só o Ribatejo Norte focando-se num nicho de mercado associado ao turismo de bem estar que tem vindo a ter cada vez mais solicitação, mas acima de tudo a promoção da saúde e o bem-estar, quer físico, emocional e espiritual do público em geral, disponibilizando uma oferta de atividades terapêuticas e experiências saudáveis, visando fomentar de novas formas de estar na vida.

O evento começa na sexta-feira, dia 25 de março, com a realização de um Círculo de Conversas – Tempo de Renovar (O Templo Interior), no Complexo Cultural da Levada de Tomar, estando já confirmada a presença de um diversificado leque de oradores.

Foi indicado por Kateline Santos, membro da rede, que esta data foi escolhida para aproveitar o equinócio da Primavera, altura em que a natureza se renova, sendo este também o momento ideal, para cada um de nós se renovar, sendo de referir que o acesso ao círculo de conversas será limitado a convidados.

No decorrer dos dias 26 e 27 de março, vão desenvolver-se várias atividade de diversas áreas ligadas às terapias holísticas, dinamizadas por mais de 20 terapeutas, sendo que será ainda realizado um showcooking de alimentação saudável. Dentro de um leque de atividades disponíveis no decorrer do evento destaca-se a Meditação Guiada com Guitarra Clássica, o Yoga, a Viagem Sonora com Taças Tibetanas, o
Xamanismo, o Feng Chui e outras.

O evento conta ainda com um promoção e divulgação de produtores da região,havendo um espaço estipulado para o efeito denominado “Wellness Street & Food Market ” estando para já confirmada a presença de mais de 35 expositores que vão promover e comercializar os seus produtos, havendo ainda um espaço onde os participantes podem experimentar novos sabores focados na alimentação saudável e/ou vegan, entre outras.

Jorge Rodrigues referiu ainda que estão previstos mais eventos deste género a realizar futuramente nos seis concelhos de abrangência da ADIRN, tratando-se nesse sentido de um projeto de continuidade, que visa mostrar o que de melhor este território tem para oferecer e atrair, assim, mais visitantes e turistas, tornando o Centro de Portugal no Centro do Bem-Estar em Portugal.

Filipa Fernandes, vereadora da Câmara Municipal de Tomar, responsável pelo pelouro do Turismo, referiu que o município de Tomar abre com este evento mais uma vertente turística para a cidade.

Uma vez que a rede abrange vários setores de atividade, os hotéis da região vão disponibilizar pacotes temáticos associados ao evento, havendo alojamentos parceiros a oferecer pacotes de duas noites que incluem a pulseira de acesso ao evento.

Os bilhetes encontram-se desde já à venda no site eventbrite.pt, podendo os interessando comprar bilhetes para um dia ou para os dois dias do evento, sendo que apenas é necessário bilhete para as atividades. O acesso ao Street & Food Market são gratuitos.

Cláudia Gameiro, 32 anos, há nove a tentar entender o mundo com o olhar de jornalista. Navegando entre dois distritos, sempre com Fátima no horizonte, à descoberta de novos lugares. Não lhe peçam que fale, desenrasca-se melhor na escrita

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *