Riachos assinalou em festa centenário da elevação a freguesia. Foto: Zé Paulo Marques

O povo saiu à rua para as comemorações do centenário da freguesia de Riachos, numa demonstração da força associativa, do bairrismo e do amor à terra e às tradições. A par de um cortejo etnográfico, que percorreu as ruas da freguesia enquadrado no tema “Riachos, raízes e tradições”, houve lugar ao lançamento de um livro e foi inaugurado o Parque do Centenário.

Os moradores foram convidados a embelezaram as suas casas para a passagem do cortejo, com colcha nas janelas e muita gente na rua, num desfile que despertou emoções e avivou memórias e tradições, e que contou com a participação de muitos populares e representantes do movimento associativo riachense.

Rita Ferreira responsável pela organização do cortejo, não escondeu ao mediotejo.net o orgulho pelo convite que recebeu para organizar o evento, dando conta da emoção e satisfação pela participação e envolvência da comunidade.

Rita Ferreira, organizadora do Cortejo Etnográfico. Foto: Zé Paulo Marques

ÁUDIO | RITA FERREIRA, ORGANIZADORA DO CORTEJO ETNOGRÁFICO:

O Cortejo Etnográfico decorreu na tarde de domingo, tendo culminado junto aos Casais Pinheiros, onde foi inaugurado o Parque do Centenário de Riachos.

Antes, e inserido na programação das comemorações dos 100 anos da freguesia de Riachos, já havia sido apresentado, no dia 24 de agosto, o livro ‘Riachos, a freguesia no seu centenário’, uma edição do município de Torres Novas. A obra é da autoria de David Garcia e o seu lançamento público teve lugar no Museu Agrícola de Riachos, na presença de mais de uma centena de pessoas.

O livro descreve como é esta freguesia, cem anos depois da sua criação.  Quantas pessoas habitam em Riachos, que tipo de associações existem atualmente, que festividades se continuam a realizar, quais os nomes das ruas… estas e muitas outras curiosidades e factos são relatados pelo autor num livro que compila também várias fotografias, que ajudarão o leitor a completar, visualmente, o retrato da vila e das gentes de Riachos nos dias de hoje. 

O mediotejo.net falou com David Garcia, presidente da Assembleia de Freguesia de Riachos, responsável pelas celebrações do centenário e autor do livro histórico, que nos falou da alma riachense e da sua ligação às tradições, assim como do livro agora publicado.    

David Garcia publicou um livro pelo centenário da freguesia de Riachos. Foto: Zé Paulo Marques

ÁUDIO | DAVID GARCIA, PRESIDENTE ASSEMBLEIA FREGUESIA DE RIACHOS:

A apresentação do livro inseriu-se no programa das comemorações dos 100 anos da freguesia de Riachos, tendo os presentes na sessão de apresentação elogiado a obra, considerando que se trata de um importante documento para o futuro e para a preservação da memória e do património imaterial da vila e da comunidade riachense.

FOTOGALERIA de José Paulo Marques/mediotejo.net:

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Natural e residente na freguesia de Sabacheira, Tomar, militar na reforma, amante da arte da fotografia, gosta de retratar atividades culturais e desportivas para fazer a sua divulgação, colaborando com vários meios na imprensa local. É um amante inveterado dos animais, da natureza, do silêncio e da leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *