Apresentação da revista Nova Augusta, em Torres Novas. Créditos: CMTN

Com 262 páginas, a revista de cultura número 34 da Câmara Municipal de Torres Novas (CMTN) reúne 17 artigos de âmbitos distintos, desde a História à Antropologia, passando pela Arqueologia e Sociologia. Trabalhos considerados “um contributo precioso” para fixar a memória torrejana, como sublinhou Paulo Renato Gregório, um dos articulistas desta edição, a quem coube a apresentação da revista.

“Estes são artigos muito importantes para fixar a memória local e regional para os que vêm depois de nós, de modo a que ela permaneça no tempo… o mais importante é fixar a memória. Uma comunidade sem memória é uma comunidade sem vida”, afirmou perante o público presente, a quem lançou o desafio de participar mais na vida do Museu Municipal, que “precisa de público informado, que goste de fruir e que tenha gosto em conhecer, porque um museu só tem vida quando é visitado”, notou.

ÁUDIO | Paulo Renato Gregório – apresentação da Revista Nova Augusta (edição nº34)

Sobre a mais recente edição da Nova Augusta, Paulo Renato Gregório, que tem publicado um artigo no “Dossier Carlos Reis” sobre Arte Sacra, ressaltou a qualidade e diversidade dos artigos publicados, bem como a importância da “análise mais sistemática de alguns arquivos”, porque “são fontes e o facto de nós colocarmos as fontes acessíveis à investigação é muito importante”, disse ao mediotejo.net.

ÁUDIO | Paulo Renato Gregório, autor do artigo “Arte Sacra no Museu Municipal Carlos Reis – um percurso pela pintura e escultura, entre os séculos XIV e XVIII

Elvira Sequeira, vereadora da cultura da CMTN, destacou a importância da revista Nova Augusta como forma de incentivar à continuidade da investigação “porque nunca está tudo dito”, referindo que esta uma obra “que está presente em muitas universidades, bibliotecas e núcleos museológicos do país, é uma fonte de conhecimento do território que é essencial manter”. Uma ideia partilhada pelo presidente da Câmara de Torres Novas que reiterou o empenho do Município em continuar o trabalho desenvolvido com a Nova Augusta em particular, e com as edições municipais em geral, que constituem uma ferramenta de relevo na preservação da memória coletiva, tendo também lançado o desafio para que cada vez mais jovens tenham “sentido de cultura” e contribuam para estas e outras iniciativas.

Ao mediotejo.net, Pedro Ferreira manifestou o seu orgulho na longevidade deste projeto coordenado pelo GEPE – Gabinete de Estudos e Planeamento Editorial da CMTN.

ÁUDIO: Pedro Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Torres Novas

A Nova Augusta n.º 34 inclui artigos de Ana Sofia Ligeiro, António Mário Lopes dos Santos, Fernando Freire, João Carlos Lopes, João Paulo Fernandes, Luís Batista, Manuela Poitout, Manuel Mourão, Margarida Elias, Maria Elvira Marques, Maria Guia Asseiceiro, Paulo Renato Gregório, Teresa Lopes, Tiago Cubeiro, Vasco Rosa da Silva e Vitória Duarte.

Para assinalar os 85 anos da criação da Biblioteca e do Museu municipais de Torres Novas, é publicado na revista um caderno dedicado a Carlos Reis.

NOVA AUGUSTA – Revista de Cultura | nº34 | 2022 . Créditos: CMTN

Carla Paixão

Natural de Torres Novas, licenciada em jornalismo, apaixonada pelas palavras e pela escrita, encontrou na profissão que abraçou mais do que um ofício, uma forma de estar na vida, um estado de espírito e uma missão. Gosta de ouvir e de contar histórias e cumpre-se sempre que as linhas que escreve contribuem para dar voz a quem não a tem. Por natureza, gosta de fazer perguntas e de questionar certezas absolutas. Quanto ao projeto mais importante da sua vida, não tem dúvidas, são os dois filhos, a quem espera deixar como legado os valores da verdade, da justiça e da liberdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *