Entrevista
Ana Luísa Manique Presidente da Junta de Freguesia de Montalvo
“Em breve esperamos ver concretizado o Museu Quintas do Tejo”

Quais as mais-valias e pontos fortes, na sua ótica, da sua freguesia?
As mais-valias e os pontos fortes da Freguesia de Montalvo são sem dúvida dois pontos: as acessibilidades à A23, promovendo a rapidez com que nos deslocamos às cidades mais próximas e a todo o País; e a zona industrial, com um parque em crescimento e com variadíssimas estruturas em várias áreas.
Qual o local na freguesia que elege como mais bonito e merecedor de uma visita por parte dos turistas e habitantes de concelhos vizinhos?
O local que hoje elegemos como mais bonito é o nosso jardim 25 de Abril, com parque de merendas, um espaço verde onde crianças e adultos podem desfrutar de um bom momento ao ar livre. Há ainda os parques infantis, a igreja, o convento das irmãs clarissas (ainda que vista exterior), o sobreiro ex-libris da aldeia desde há muitos anos (local de encontros) e as esculturas (que contam histórias) espalhadas pela freguesia, criadas por um autodidata da freguesia.

Qual o grande projeto que gostaria de ver concretizado na sua freguesia?
Um projeto de que já se fala alguns anos e que de facto irá trazer gentes a Montalvo, um local emblemático, centenário, que vai contar a história das gentes de outrora, lagar, eira, casa agrícola, adega… cujo nome será “Museu Quintas do Tejo”.
Como vê o regresso das festas do concelho e de que forma vai a sua freguesia marcar presença?
As festas do Concelho contarão com a nossa presença, num stand onde as três juntas estarão representadas, com alguns miminhos para lembrar a época, e também com o projeto “Sorrisos entre letras”, que abraçámos em parceria com a Biblioteca Municipal. As nossas “senhoras mãos de fada” lá estarão para dar a conhecer o mesmo. A própria freguesia é representada também (e muito bem) pelas suas Associações (Casa do Povo, Filarmónica Montalvense 24 de janeiro…), alguns produtores (Mel Mil Flores, entre outros) que se fazem representar e referem a sua origem.