A irmã Maria dos Anjos Alves, que esteve entre 1975 e 1988 em Tramagal, foi reeleita superiora Geral das Irmãs da Apresentação de Maria. Foto: DR

Maria dos Anjos Alves, que esteve vários anos em Tramagal, no concelho de Abrantes, foi reeleita superiora Geral das Irmãs da Apresentação de Maria, para um novo mandato de seis anos. A madre Maria dos Anjos, eleita pela primeira vez em 2017, é a primeira portuguesa a ocupar este importante cargo internacional e que está espalhada por todo o mundo, anunciou a Congregação.

Natural de Vale da Carreira, concelho de Proença-a-Nova, Maria dos Anjos Alves nasceu a 14 de julho de 1950, tendo estado em Tramagal entre outubro de 1975 e julho de 1988, onde espalhou a palavra de Deus e deixou amigos para a vida.

Hoje, seis anos depois de assumir o cargo pela primeira vez, a Madre Maria dos Anjos foi reeleita e e a Irmã mais velha entregou-lhe novamente a Cruz de Maria Rivier, como se pode ler AQUI na página das Irmãs da Apresentação de Maria.

“Após a Eucaristia, iniciámos o ritual da eleição: depois de invocar o Espírito durante o canto das ladainhas, os membros do Capítulo dirigiram-se em procissão para a sala eleitoral onde se procedeu à votação, onde a Madre Maria dos Anjos foi reeleita por mais 6 anos. Ela aceitou o cargo, voltámos à Capela e a Irmã mais velha entregou-lhe novamente a Cruz de Maria Rivier. Cantámos o Te Deum em ação de graças. Num gesto de obediência, todas as Irmãs, incluindo as de Castel que tinham vindo como Moisés para ser sustento com a sua  oração, beijaram a Cruz da nossa Fundadora. A capela irrompeu numa festa de música e dança. As fotografias das delegações foram tiradas aos pés da imagem de Marie Rivier que presidiu à canonização na varanda de S. Pedro. A notícia espalhou-se pelo mundo e começaram a chegar as felicitações à nossa Madre”, descreve a informação publicada.

Na página oficial da Congregação, aquando da 1ª eleição, podia ler-se: “o Senhor preparou-nos uma nova Superiora Geral (Mére), Maria dos Anjos Alves. É com grande alegria que o nos na fé e no amor. Damos graças a Deus e asseguramos-lhe a nossa oração. Como o Papa Francisco, ela disse-nos: reze por mim”.

Maria dos Anjos reeleita superiora Geral das Irmãs da Apresentação de Maria. Foto: DR

Maria dos Anjos Alves fez a sua Profissão religiosa a 29 de setembro 1970, em Fátima. Após os seus estudos em ciências religiosas, ensinou “educação moral e religiosa católica” durante 20 anos em duas escolas públicas. Em 1984 foi nomeada conselheira provincial, em 1995 Assistente provincial e em 2000 Superiora provincial da Província de Portugal. Durante o Capítulo de 2011, foi eleita como membro do conselho geral por seis anos e no Capítulo de 2017 eleita como superiora geral.

A irmã Maria dos Anjos gosta da leitura e do silêncio. Uma Palavra de Deus forte para ela é: “Se alguém Me ama, guardará a Minha Palavra; Meu Pai amá-lo-á e viremos a ele e faremos nele morada.” Jo. 14, 23

Irmã Maria dos Anjos (à dirtª na foto) ao lado do Papa Francisco. Foto: Maria Rivier/Instagram

Maria Rivier – Da fundação da Congregação de Apresentação de Maria à sua canonização

Em plena Revolução Francesa, no auge da perseguição religiosa e do encerramento de conventos, Maria Rivier e quatro companheiras tiveram a audácia de fundar uma comunidade religiosa na pequena povoação de Thueyts (Ardèche – França). Foi a 21 de novembro de 1796 que se consagraram a Deus e à instrução da juventude, adotando o nome da festa que se celebrava nesse dia: Apresentação de Maria.

Com o lema “Fazer conhecer e amar Jesus Cristo em toda a nossa vida”, o seu carisma é a educação cristã das crianças e da juventude, sobretudo os mais pobres, nascido daquela experiência inicial da contemplação do mistério da Pietá e, também, do mistério de adoração e oferenda da Apresentação de Maria no templo.

O seu primeiro pilar é a espiritualidade de conhecer, viver e anunciar Cristo. O segundo é a vida em comunidade de escuta da Palavra, de partilha de fé e de ajuda fraterna. O terceiro é a participação na missão de ensino da Igreja, com um zelo apostólico que “não conhece fronteiras”. Por isso, assumem também a disponibilidade para ir “ad gentes”, não só nas casas que fundam, mas em parcerias e na promoção de projetos de voluntariado missionário.

O anúncio da canonização da sua fundadora, Maria Rivier, foi tornado público pelo Vaticano em dezembro de 2021. O milagre atribuído à sua intercessão, reconhecido pelo Papa Francisco, ocorreu em 2015 nas Filipinas, com uma menina recém-nascida que sofria de “hidropisia embrio-fetal generalizada precoce não imunológica”.

A santa, que nasceu a 19 dezembro de 1768 em Montpezat-sous-Bauzon, França, morreu a 3 de fevereiro de 1838 em Bourg-Saint-Andéol, tendo sido beatificada pelo Papa João Paulo II a 23 de maio de 1982.

Irmã Maria dos Anjos Alves (1ª à esq) foi reeleita superiora Geral das Irmãs da Apresentação de Maria. Foto: DR

1º Aniversário da canonização de Sta. Maria Rivier

Mensagem da Madre Maria dos Anjos Alves – 15 Maio de 2022 – 2023

YouTube video

A Congregação conta com mais de 700 religiosas, espalhadas por 20 países de quatro continentes.

Em Portugal realiza a sua missão apostólica, segundo o carisma inspirado por Deus a Maria Rivier, nas dioceses do Funchal (Funchal, Gaula, Prazeres, Calheta), Setúbal (Casa Provincial, Noviciado, Casa de Nª Srª da Saúde, Montijo), Lisboa (Azambuja), Leiria-Fátima (Fátima), Portalegre-Castelo Branco (Alferrarede, Cernache do Bonjardim).

c/AGÊNCIA ECCLESIA

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *