Foto: CMA

Segundo a autarquia, a sessão contou com a presença do diretor distrital da Segurança Social, Renato Bento, e dos parceiros sociais do concelho de Abrantes, que aprovaram por unanimidade os documentos estratégicos, como é o caso do Plano de Desenvolvimento Social (PDS) que “estabelece as grandes orientações de natureza estratégica e programática para a promoção do desenvolvimento social no concelho de Abrantes até 2030”.

Este plano “constitui um referencial orientador que se completará e irá operacionalizar de forma continuada através de Planos de Ação anuais a cargo do CLAS – Conselho Local de Ação Social que gere a Rede Social do concelho, sendo a esse nível que, com maior detalhe e precisão, se definirá o que fazer, por quem e com que recursos”, pode ler-se em comunicado.

Foto: CMA

Também foi aprovada a Carta Social Municipal, um “instrumento referencial de planeamento estratégico e ordenamento prospetivo da rede de serviços e equipamentos sociais no concelho de Abrantes”.

Este documento serve o “apoio à decisão pública fundamental para assegurar a existência de uma oferta adequadamente dimensionada e distribuída e com capacidade para responder com eficiência às carências e problemáticas sociais diagnosticadas (atuais e perspetivadas)”.

Os documentos aprovados em sede de CLAS são considerados “essenciais no desenvolvimento social local, constituindo elementos que orientam as práticas e planos de ação na área social”, termina a autarquia.

Foto: CMA

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *