Ranchos folclóricos de Ferreira do Zêzere recebem 500 euros de apoio extraordinário. Foto arquivo: Região do Zêzere

Cada um dos três ranchos folclóricos do concelho de Ferreira do Zêzere vai receber um apoio extraordinário de 500 euros, conforme aprovado na reunião da Câmara Municipal, medida justificada por um trabalho que “deve ser reconhecido e apoiado”.

Enquadrado num dos artigos do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo, este apoio beneficia a Associação do Rancho Folclórico da Alegria de Alqueidão Santo Amaro, o Grupo Folclórico Juvenil e Infantil do Beco de Santo Aleixo, e o Rancho Folclórico e Etnográfico da Vila de Pias.

Para a autarquia “os ranchos folclóricos têm uma função determinante na promoção da cultura, tradições e etnografia do concelho, assim como do património natural e edificado. Proporcionam, ainda, uma elevação da autoestima dos ferreirenses e combatem a solidão dos mais velhos, pelo convívio intergeracional entre os elementos que integram cada um dos grupos”.

Considera o executivo municipal que este trabalho “deve ser reconhecido e apoiado, também porque estas associações atualmente contam com menos apoios da comunidade, em consequência da crise que marca a contemporaneidade”.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *