Rancho de Alviobeira cumpre ‘Abril com Sopas Mil”. Foto arquivo: Luís Ribeiro

No âmbito do plano de atividades para o mês de abril, o Rancho Folclórico e Etnográfico de Alviobeira (RFEA), de Tomar, promoveu no domingo a quarta edição do evento “Abril Sopas Mil”, uma mostra de 23 de sopas que teve como objetivo socializar e divulgar o património gastronómico, retomando antigos e saudáveis hábitos de alimentação. A coletividade está a assinalar o seu 37º aniversário.

Embora o plano de atividades do RFEA seja extenso e diversificado, numa Alviobeira que acontece todo o ano, também é verdade que o Rancho, no mês de abril, por ser o mês do seu aniversário, intensifica a programação cultural, indicou ao mediotejo.net Manuela Santos, da organização.

Depois do “Abril Sopas Mil”, uma mostra de sopas que juntou centenas de convivas em confraternização e na prova das 23 sopas que estavam à disposição, a próxima atividade está agendada para sábado, 12 de abril, com a peça de tetaro ‘Fios Soltos’, que junta também música e dança, no Centro Recreativo de Alviobeira.

Segundo Manuela Santos, a iniciativa “pretende preservar o património gastronómico, retomando antigos e saudáveis hábitos de alimentação, continuando o nosso papel como transmissor das tradições e costumes do nosso povo e da nossa terra, para além de promover momentos de confraternização na comunidade em que está inserido”. As 23 sopas foram confecionadas pelos elementos do Rancho Folclórico, contando ainda com a colaboração de um restaurante local.

VÍDEO | MANUELA SANTOS, RANCHO DE ALVIOBEIRA:

No dia 24 de abril decorrerá a habitual Gala de Aniversário, e, no dia 26, chega o Festival de Folclore, que terá lugar na sede do Centro Recreativo e Cultural, pelas 21h30.

O objetivo das várias iniciativas e atividades organizadas pelo RFEA é “proporcionar à comunidade e aos visitantes espetáculos de qualidade ao mesmo tempo que se cria condições para a retenção e atratividade de talento”, resumiu Manuela Santos, convidando todos os leitores a uma visita a Alviobeira.

Fotogaleria de Luís Ribeiro:

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Natural e residente em Tomar, tem como profissão Distribuidor, mas é com a fotografia que se identifica. É amante desta arte em geral, mas a sua verdadeira paixão é a Natureza e Vida Selvagem e os Retratos. É autor do livro de fotografia “Alma Nabantina” e fundador/administrador dos grupos do Facebook “Amigos da Fotografia de Tomar” e "Fauna de Tomar”. Colabora na área de fotografia na imprensa regional e local e já em 2018 foi júri convidado de dois concursos de fotografia. Neste ano conta também com duas exposições de fotografia coletivas, preparando atualmente a terceira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *