Arrancaram no sábado em Mação, na pista da Boavista, as corridas da quarta prova PTRX 2020 (Campeonato Nacional de Ralicross) nas suas várias disciplinas. Foi o momento escolhido para celebrar as Bodas de Ouro do pluri-campeão António Santinho Mendes.
A Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) quis juntar-se à homenagem promovida pela família e através de Armando Fidalgo fez a entrega duma placa alusiva aos 50 anos de atividade de Santinho Mendes.
Contrastando com a ausência de público o paddock da equipa Santinho Mendes Competição fervilhava de figuras ilustres do desporto motorizado, principalmente os seus antigos navegadores. Além dos filhos pudemos rever Fernando Bicho, Zé Pedro, Paulo Babo ou Paulo Mendes, entre outros.
Em conversa com ambos os Paulos ficámos a saber um pouco da experiência de ocupar o lugar do lado direito num carro pilotado pelo campeoníssimo piloto de Abrantes.
A ideia de homenagear o patriarca da única família em Portugal com três gerações de Campeões Nacionais partiu da família com o jovem António Santinho Mendes, filho de Vitor Hugo e atual Campeão em título de 2RM, a desafiar o avô e a ceder o Astra para a estreia deste no Ralicross a poucos meses de completar os oitenta anos!!!
A empresa promotora do Campeonato, a Completa Mente Eventos, na pessoa de Pedro Gil Vasconcelos, associou-se à celebração. Falou-nos dos tempos estranhos, da nova realidade e do futuro da modalidade. Vitor Hugo contou-nos como surgiu a ideia da homenagem no seio da família.
Seria imperdoável encerrar este artigo sem ouvir o homenageado.
Em entrevista conduzida por Pedro Vasconcelos, com cortesia da Completa Mente Eventos, levamos as palavras de Santinho Mendes aos leitores do mediotejo.net.
*Com David Belém Pereira (Multimédia) e Paulo Jorge de Sousa (Fotogaleria)