O cartaz da Festa dos Tabuleiros traz a Tomar muitos concertos até dia 10 de julho, decorrendo os espetáculos na Várzea Grande e com entradas gratuitas. Depois de bandas como os Quatro e Meia, Nena, Bárbara Bandeira, Hybrid Theory e Fernando Daniel, os próximos dias trazem concertos com Piruka (sexta-feira), Calema (sábado), Quim Barreiros (domingo) e Quinta do Bill, na segunda-feira.
Piruka atua esta sexta-feira, 7 de julho, após a abertura do palco com o Dj Kamala e Mizzy Miles. No final da noite, é a vez do Dj Rust subir a palco para continuar a animação dos tomarenses e visitantes.
No dia 8 de julho, sábado, atuam os Funkoff, a que se seguem os Calema. A noite continua ao som do Dj Wilson Honrado.

A grande aposta para domingo, dia 9, dia grande de festa, é Quim Barreiros, que promete trazer muita animação e continuar os festejos que decorrem ao longo de todo o dia. O palco vai ser inaugurado pelos “Ús Sai de Gatas” e encerrado pelo Dj Francesco.
O último dia de festa, dia 10 de julho, inicia-se com os “Tomar-lhe o Gosto”, seguindo-se o concerto dos Quinta do Bill. A noite fecha com os grandes êxitos dos anos 90 com os “Smells Like 90’s”.

Este ano, e ao contrário do que aconteceu na última edição da Festa dos Tabuleiros, em 2019, em que os concertos tiveram lugar no Estádio Municipal e na Várzea Pequena, a animação está a decorrer na Várzea Grande, no imenso largo junto ao Tribunal. Segundo a Comissão Central, a decisão pode ser explicada pelo facto de o espaço reunir melhores condições para acolher os espetáculos e os milhares de visitantes esperados na cidade por estes dias.
“Tem toda a lógica, o espaço foi todo requalificado (…). O passar para a Várzea Grande os 10 dias de espetáculo também teve em consideração o facto de se deixar de fazer na Várzea Pequena, já não tinha condições. Era muito apertado e havia confusões por causa do barulho, em relação ao hotel e já não tinha as condições necessárias para este tipo de eventos”, informou a organização na apresentação do cartaz.
A Festa dos Tabuleiros foi apresentada oficialmente na Casa Vieira Guimarães, sede da Comissão Central dos Tabuleiros. Durante os 10 dias da “festa maior”, a Comissão prevê que 1.5 milhões de visitantes se desloquem à cidade de Tomar para viver uma experiência única no país e que acontece de 4 em 4 anos.
O programa de espetáculos iniciou-se a 1 de julho, dia em que Ricardo Luiz e Cruzeiro do Sul fizeram as honras da casa, seguindo-se os Quatro e Meia. Para a continuação da animação musical subiram ao palco os DJ’s Kid Loco & Los Mysterios.

No segundo dia, 2 de julho, foi a vez de Bárbara Bandeira atuar na cidade tomarense, depois da atuação de Caco, uma “artista da terra”. A noite fechou ao som do DJ White.
O dia 3 de julho foi dedicado a uma festa “mais popular”, com a animação a cargo dos Némanus. O concerto de abertura foi da responsabilidade do “Cavalo Amarelo”. A noite encerrou como habitualmente, ao som de Dj’s, neste dia com a “P*ta da Loucura”.

A grande aposta da organização para o quarto dia de festejos passou por um tributo aos “The Linkin Park” com a banda “Hybrid Theory”, que atuou após os “The Peorth”. No final da noite, a animação foi com o DJ Hugo Rafael.
No dia 5 de julho, quarta feira, as honras foram feitas por uma banda “da casa”, os FH5 que subiram a palco com os convidados António Manuel Ribeiro (UHF) e Elsa Gomes. Nena foi a cabeça de cartaz para uma noite que encerrou com o Dj Barral.
Na quinta-feira, a noite arrancou com a atuação dos “Motherflutters”, sendo depois a vez de Fernando Daniel entrar em palco. A animação musical continuou com o Quim das Remisturas.
À semelhança da edição anterior, durante os dias de festa e complementando a programação principal de espetáculos, acontecem no Parque do Mouchão, no Palco Banco Montepio, um conjunto de espetáculos e concertos de caráter “mais intimista”.
“Não abandonando este lado da cidade (…) continuámos com os espetáculos no Mouchão, uns espetáculos mais intimistas, espetáculos direcionados para públicos mais específicos”. Festival de Folclore, fado, jazz, tributos e música tradicional são algumas das iniciativas preparadas que culminam no domingo com uma novidade, com um sunset entre as 20h00 e as 22h00 ao som de “Mr. Charles”.









