Festa de Verão em Queixoperra, Mação. Foto: CCRQ

A aldeia de Queixoperra, no concelho de Mação, vai estar em festa este fim-de-semana, realizando os seus festejos anuais em honra de Nossa Senhora da Luz. Avizinham-se quatro dias preenchidos com animação, convívio e união da comunidade, com o intuito de manter viva a tradição. Ocasião ainda celebrar os 40 anos da Comissão de Festas de Queixoperra e homenagear quem dela tem feito parte.

Entre 14 e 17 de julho, além do típico arraial popular, haverá atividades desportivas e surpresas para os mais novos, cerimónias religiosas, leilão de fogaças e muita gastronomia e petiscos para degustar – a afamada Chanfana à moda de Queixoperra não falta na ementa.

As festividades arrancam na sexta-feira com a atuação de Graciano Ricardo, a partir das 23h00. Pelas 3h00 sobe ao palco o Dj local, Rasilmar.

No sábado, a animação musical fica a cargo dos À-PART. Mas o convívio começa mais cedo, com um jogo de futebol pelas 10h00, e à tarde convida-se para o petisco, não faltando os caracóis.

Pelas 15h00, o momento será de celebração, com uma pequena cerimónia com descerramento de placa em homenagem aos 40 anos de história da Comissão de Festas local.

No domingo, o dia começa bem cedo, pelas 8h00, com o tradicional Peditório da Manta. Segue-se a missa e procissão em honra de Nossa Senhora da Luz, pelas 16h00. Já pelas 17h30 haverá leilão de fogaças, mas também espaço para o petisco antes de jantar.

Também haverá atividades numa Tarde Infantil a partir das 17h30, com pinturas faciais e jogo da pinhata.

Atuam neste dia o Grupo de Concertinas e Cantares de Queixoperra, pelas 18h00, e uma hora de pois o palco fica entregue a Sílvia Alcobia.

Segunda-feira, dia 17, volta a existir o habitual convívio dedicado à população da aldeia e aos festeiros. Pelas 19h00 decorrerá a missa semanal, e pelas 20h00 haverá o tradicional jantar convívio entre a população e familiares, mediante inscrição, culminando a noite com o Jogo da Vassoura.

Durante os festejos, além dos petiscos ao final da tarde, haverá serviço de refeições com frango assado disponível todos os dias. Sexta-feira haverá Chanfana como prato alternativo e no sábado Migas com Bacalhau.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Entre na conversa

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *