A prova de BTT "Almourol à Vista" contou com cerca de 1.100 participantes este domingo. Foto: mediotejo.net

Foram cerca de 1.100 os ciclistas que partiram do Parque Ribeirinho, em Vila Nova da Barquinha, para pedalarem 40 km (passeio) ou 60 km (maratona) na 13ª edição da prova de BTT “Almourol à Vista”, a qual se tem afirmado no panorama desportivo da modalidade. A prova é organizada pelo Grupo de Cicloturismo Barquinhense.

Foi num ambiente de festa e alegria, onde as duas rodas foram senhoras e rainhas, e pouco antes do sinal de partida, que Bruno Antunes, presidente da direção do Grupo de Cicloturismo Barquinhense, explicou ao mediotejo.net que, depois de um interregno de dois anos, o evento volta ao concelho barquinhense para “dar o melhor” por esta modalidade.

“É uma organização um pouco complexa, envolve cerca de 80 voluntários, para marcações, assistência no percurso, abastecimento, vai ser um dia ótima para desfrutar da modalidade e voltar às lides”, disse.

A organização da prova ofereceu uma mota ao corpo de Bombeiros de Vila Nova da Barquinha. Foto: mediotejo.net

Ainda antes do início da prova, houve lugar para um momento solidário, com a oferta de uma mota por parte da organização à corporação de Bombeiros de Vila Nova da Barquinha. “Tinha sido um compromisso que já tinha sido assumido na última edição, não conseguimos consumá-lo mais cedo, e agora fizemos essa entrega formal. É uma forma de reconhecimento pelo que nos têm ajudado nos últimos anos”, explicou Bruno Antunes.

VÍDEO

Entre os cerca de 1.100 ciclistas que esperavam pela contagem decrescente para o início da prova encontrava-se Vítor Gamito, vencedor da Volta a Portugal do ano 2000, e que marca presença na prova barquinhense pela terceira vez consecutiva.

O ciclista profissional destacou o fator “convívio” da prova – razão pela qual a mesma já é famosa –onde ao longo do percurso os participantes têm “miminhos”, seja provas de ginja, porco no espeto ou a clássica cerveja para repor energias. O tempo da competitividade, esse “já lá vai”, disse Vítor Gamito, pelo que “agora é para desfrutar”.

Vítor Gamito e Marco Chagas, dois ícones do ciclismo português, marcaram presença na prova barquinhense. Foto: mediotejo.net

Fernando Freire, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, começou por afirmar que este evento tem “uma grande virtude”, uma vez que marca o início da “despandemia”, deixando no entanto um alerta para as pessoas terem “os devidos cuidados”.

O autarca disse também que, depois de dois anos de pandemia, “é uma alegria ter 1.100 atletas” no concelho, destacando a passagem pelo Trilho Panorâmico do Tejo, o qual foi inaugurado este ano, e do qual os elementos do Grupo de Cicloturismo Barquinhense foram mentores, tendo sido os responsáveis por começar a explorar e a criar estes trilhos, que foram depois “agarrados” pelos município e os colocou ao dispor do público.

FOTOGALERIA

“Quero também dar os parabéns ao Grupo de Cicloturismo Barquinhense pela sua dinâmica e pela sua entrega. Isto é um evento que acarreta muita logística, muita despesa, e essencialmente muito voluntarismo, e nos dias que correm ter uma associação que consegue fazer um evento deste quilate, nomeadamente dos melhores que existem no Ribatejo e em Portugal, em termos de BTT, é uma alegria para o município”, enalteceu ainda Fernando Freire, sublinhando o papel que a prova desempenha para o concelho ao nível da restauração, turismo, alojamento local.

“Toda a gente beneficia deste intercâmbio, desta mostra e no fundo é também mostrar também e dar a conhecer a nossa região e a nossa terra”, terminou o autarca.

VÍDEO

Partida dos atletas. Imagem: mediotejo.net

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Entre na conversa

1 Comentário

  1. BRUTAL…. Primeira vez que participei e uma enorme vontade de voltar. A melhorar? Certamente haverá alguma coisa mas honestamente não faço ideia para mim estava tudo 5 estrelas… Parabéns à organização que na minha opinião esteve Top em todos os aspectos. 💯👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.