Na sequência das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que indicam tempo quente e seco e vento moderado até ao próximo dia 17 de maio, quinta-feira, podendo levar à ocorrência de incêndios florestais, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) recorda que, para os locais onde o índice de risco de incêndio seja superior ao nível Elevado, não é permitida a realização de queimadas, nem de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos, nem a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação.

A Protecção Civil diz ainda que não será permitido queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, nem fazer o lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes.

Será proibido também fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem, bem como a fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Segundo o IPMA, a partir desta terça-feira dia 15 e até ao próximo dia 17, está previsto para a generalidade do território continental um período de tempo seco, com subida de temperatura para valores na ordem dos 30ºC, vento moderado e a redução dos valores referentes à humidade relativa do ar.

Gisela Oliveira

Jornalista profissional há mais de 30 anos, passou por vários jornais diários nacionais, nomeadamente pelo 'Diário de Lisboa', 'Diário de Notícias' e 'A Capital'. Apaixonada pela profissão desde a adolescência, abraçou o jornalismo nas suas diversas áreas, desde o Desporto às Artes e Espetáculos, passando pela Política e pelos temas Internacionais. O jornalismo de proximidade surge agora no seu percurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.