O Projeto Tomar Inclui+, do Centro Humanitário de Abrantes/Tomar da Cruz Vermelha Portuguesa, vai promover uma formação gratuita de história e cultura cigana na sexta-feira, dia 12 de maio, às 09h30, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais.
A iniciativa, com o mote “conhece-me antes de me odiares”, vai ser dinamizada por Bruno Gonçalves, da RibaltaAmbição – Associação para a Igualdade de Género nas Comunidades Ciganas. A formação é destinada a técnicos da área social, docentes e outros com interesse em aprofundar e compreender o tema.
“Vão ser abordados temas como: a Origem do povo cigano, Grupos Originários, Êxodo, Chegada à Europa, Leis Repressivas, Grupos de Ciganos em Portugal, os 3 Pontos comuns aos grupos de ciganos em Portugal, Valores Simbólicos e Pistas de trabalho para trabalhar com as comunidades ciganas”, lê-se em comunicado.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias através do link. Vai ser dados aos participantes certificado de participação de formação.

Muito necessario desenvolver este tipo de trabalhos