Rotas de Mação

1 – INTRODUÇÃO – Iremos dar início a um conjunto de crónicas quinzenais, onde se pretende dar a conhecer o Projeto ‘Rotas de Mação’ e tudo aquilo que gira em seu redor. Nascido em julho de 2018, durante um Evento de Geocaching em Ortiga, o principal objetivo é a dinamização do turismo de natureza no concelho de Mação com criação de valor para todos.

Durante de 9 meses, um conjunto de cerca de 40 voluntários percorreu o concelho a pé, para conseguir aferir da viabilidade da realização deste Projeto. Em Maio de 2019, no Auditório Elvino Pereira, a apresentação publica foi efetuada, perante as Entidades Oficiais (CM-Mação e Juntas/União de Freguesias).

Foram transmitidas as linhas gerais do Projeto, onde se assumiu que o mesmo seria viável, existindo duas condições que teriam de ser escrupulosamente cumpridas, sob pena de não valer a pena o esforço:

– Não existir “politiquices; Todo o território do Concelho estar representado por Percursos Pedestres ou outros eventos. Foi assumido por todos essa missão. A partir desse dia, ficou escrito na “pedra” esse objetivo.

2 – PROTOCOLO

Em Outubro de 2019, foi oficializado o Projeto com a assinatura de um Protocolo entre Partes, ligando entre si cerca de 40 Entidades do Concelho de Mação entre as quais a CM-Mação, todas as Juntas de Freguesia/União das Freguesias, 30 Associações locais, GNR Mação, Bombeiros Voluntários Mação, Agrupamento Escolas de Mação e cerca de 40 Voluntários, filhos do Concelho, residentes no concelho e outros espalhados por Portugal inteiro.

O objetivo do Protocolo é definir para futuro as Responsabilidades de cada parte.

3 – PERCURSOS PEDESTRES

Sendo a força motriz de tudo, estão previstos 15 Percursos Pedestres em todo o concelho. Nesta primeira fase, já se encontram de fase de trabalhos, visando a homologação os seguintes:

PR1-MAC-ROTA DO CABEÇO DA CRUZ (Homologado)

PR2-MAC-ROTA DO BREJO E BANDO DOS SANTOS

PR3-MAC-ROTA DO CARVOEIRO

PR4-MAC-ROTA DA ORTIGA SUL

PR5-MAC-ROTA DA QUEIXOPERRA

4 – GEOSSITIOS

Sendo a Geologia, algo muito caro aos Maçaenses, não poderia esta ficar de fora do Projeto. Após a contratação pela CM-Mação do Prof. José Romão, reputado Geólogo Nacional, Professor integrante do LNEG-Lisboa, foram criadas equipas de trabalho e percorridos todos os primeiros 4 percursos previstos.

Foram identificados cerca de 50 locais com potencial, sendo escolhidos 22. De destacar o GEOSSITO OSSO MORENA, em Ortiga, onde se localizam as Rochas mais antigas de todo o Centro de Portugal, com aproximadamente 600 milhões de anos, segundo relatório final.

5 – GEOCACHING

Sendo um dos principais jogos de natureza, esta atividade aqui vai ter a sua aplicação. Diversos elementos do Staff das ROTAS, são Geocachers, o que permite aportar a sua experiência e aplicar a mesma ao projeto.

Está já em curso um contato com Geocachers de todo o País para regressarem a Mação para uma visita às novas Caches. Para lá das cerca de 100 Caches existentes no concelho, irão ser criados 3 circuitos, integrados nos Percursos Pedestres:

– Caches Tradicionais

– Caches MULTI

– EarthCaches

6 – SER SISTEMA DE EMERGENCIA E RESGATE

Inovador e único a nível nacional. O Sistema de Socorro dos Percursos Pedestres das ROTAS, é único em Portugal. Criado e desenvolvidos pelos elementos das ROTAS, possui um conjunto de Balizas de Socorro distribuídas pelos Percursos, distanciadas cerca de 2 quilómetros entre si.

Todos os elementos físicos (Placas, postes, Balizas, etc) estão numerados. Assim, cada Baliza tem um número próprio. Em caso de emergência o Turista só tem que se dirigir para a baliza, ligar o 112 e transmitir ao operador de emergência o número desta.

Foi elaborado um plano de emergência, com a localização geográfica de cada uma delas no terreno, com a marcação de coordenadas GPS, sendo este plano fornecido à GNR e Bombeiros de Mação, que em caso de sinistro e olhando para a localização da Baliza, se dirigem mais rapidamente para prestar socorro.

Igualmente está a ser desenvolvida uma APP ROTAS DE MAÇÃO MOBILE, que será descarregado do PORTAL, e que permitirá ao turista percorrer através de GPS todo o Percurso. Caso exista uma emergência, a Aplicação possui um “Botão” SOS, que transmite a posição exata do turista.

Para descarregar a Aplicação e existir um rastreio, o turista tem de efetuar o Log in e autorizar o equipa de Back Office (CM-Mação) a seguir o seu trajeto ON LINE. Quando for permitido, irá ser efetuado um simulacro de teste.

Sendo criado em sintonia com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, a mesma já se mostrou interessada em visitar Mação para fazer deste sistema PILOTO NACIONAL e direcionar formações de Guias de Montanha para Mação.

7 – MY PASSPORT ROTAS DE MAÇÃO

Outra das inovações que o projeto tem. Sendo o principal objetivo a criação de Roteiros Turísticos, para permitir a todos os que nos visitam, a descoberta dos pontos mais interessantes do Concelho, com a criação de ROTAS TEMÁTICAS, preparadas para pessoas com mobilidade reduzida, com a indicação dos locais que podem ser visitados por estas.

O1 Percursos da Água

02 Percursos dos Ofícios

03 Percursos das Fontes e Nascentes

04 Percursos da Geologia

05 Percursos das Aldeias

06 Percursos das Escola e Associações

07 Percursos das Obras de Arte, Edifícios e Construções Religiosa

08 Percursos das Paisagens

09 Percursos da História e Pré-História

10 Percursos de Geocaching

BEST OFF 50 –

Reúne os 50 locais mais incríveis do concelho. Está a ser construído, envolvendo os Empresários da Restauração e Alojamentos de Mação.

Igualmente o povo de Mação será chamado para o Projeto. Pretende-se que cada local tenha uma foto tirada por alguém, que terá os créditos da mesma e sendo esta colocada no PORTAL TURISTICO com o seu nome.

8 – PORTAL TURISTICO

Após concurso publico lançado pela CM-Mação, encontra-se em desenvolvimento a criação de um Portal Informático de Apoio ao Projeto. Principais temas apresentados:

HOMEPAGE

EXPLORAR – Rotas de Mação: Percursos; Passaporte; Geocaching.

APRENDER – Programas Educativos; Projectos Educativos; Formação; Sensibilização.

CONHECER – Território; O que visitar; Onde Comer; Onde Ficar; Associações Locais; Agenda.

DESPORTO E LAZER – Percursos Pedestres; Praias Fluviais e Piscinas; Termalismo; Escalada; BTT; Tiro.

PLANEAR – Como chegar; Mapa interativo; Favoritos; Contactos úteis

9 – PARCERIAS

Foram estabelecidas diversas parcerias, visando a abrangência dos temas.

– Agrupamento de Escolas Verde Horizonte – Mação, com o objetivo do desenvolvimento de programas e projetos educativos INDOOR e OUTDOOR com os alunos das turmas de Mação. Pretende-se criar nas crianças e jovens, o gosto pela aventura e pela natureza.

– ITM – Instituto Terra e Memória, visa o aproveitamento de sinergias entre Partes, com a visibilidade dos Trabalhos Nacionais e Internacionais realizados por Este (ITM) e a canalização dos diversos Estudantes de Mestrado (Nacionais e Internacionais), para a exploração do Território, sobretudo o Vale de Arte Rupestre do Ocreza.

– Comunidade Ares do Pinhal, pretende-se a criação de programas OUTDOOR, para os residentes desta Comunidade em comunhão com a natureza.

DR

10 – REGISTO MARCA E DOMINIO

Marca Registada no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) nº 630255

Domínio registado: WWW.ROTASDEMACAO.PT

Proprietário: Município de Mação

Como sempre dissemos, temos o maior respeito por projetos semelhantes que seguiram outros rumos, que foram feitos de outra maneira. Estamos abertos a parcerias com outros Municípios. Pretendemos encerrar absurdas “guerras” territoriais antigas, que só levam ao desgaste inútil e sem fim. Vivemos tempos estranhos, todos Nós. Só unidos chegaremos mais longe.

MAÇÃO – MAIS QUE UM DESTINO. UMA ORIGEM. As ROTAS DE MAÇÃO

Leonel Mourato

Nasceu em Ortiga (Mação). Vive no Porto. Empregado Bancário de profissão.
Caminha por aí, quase sempre sozinho, quase sempre de preto.
Apaixonado pelos lugares desconhecidos, singulares, perdidos e abandonados.
Ama a sua terra natal e o seu concelho. São os lugares mais bonitos do mundo.
Coordenador do Projeto ROTAS DE MAÇÃO outdoor.
Geocachingworld é o seu mundo.
O seu Lema: “Enquanto a tua estrada não terminar, percorre-a. Serás sempre mais feliz”.

Entre na conversa

1 Comentário

  1. Tenho muita pena de não ter sido considerado, aceite ou pensado, a rota das 4 ( quatro freguesias) da SERRA DO SANTO do Município de Mação entre Cardigos, Amêndoa, Carvoeiro e Envendos, com caminhos pedestres entre Freixoeiro, Freixoeirinho, Gargantada, Pracana do Carvoeiro até à Ladeira dos Envendos. Ou Vice/versa. Quase sempre pelo cimo da Serra. Vistas lindas. Rudes . Selvagens. Inexploradas. Naturais. Bons ares saudáveis. Vistas maravilhosas. Avistam-se terras do Distrito de Santarém ( Mação), Portalegre ( Gavião , Nisa, Marvão e Castelo de Vide), Castelo Branco ( Proença a Nova,Vila Velha de Rodão, Castelo Branco-Hotel, Vila de Rei e Sertã), Coimbra ( Serra da Lousã), ( e com sorte tb terras de Leiria). Caminhos de terra batida onde passam tractores, jeeps, motos, etc. A idade, saúde etc não me permitiram dinamizar. Sinto pena de ninguém ter agarrado neste filão turístico.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.