1 – INTRODUÇÃO – Iremos dar início a um conjunto de crónicas quinzenais, onde se pretende dar a conhecer o Projeto ‘Rotas de Mação’ e tudo aquilo que gira em seu redor. Nascido em julho de 2018, durante um Evento de Geocaching em Ortiga, o principal objetivo é a dinamização do turismo de natureza no concelho de Mação com criação de valor para todos.
Durante de 9 meses, um conjunto de cerca de 40 voluntários percorreu o concelho a pé, para conseguir aferir da viabilidade da realização deste Projeto. Em Maio de 2019, no Auditório Elvino Pereira, a apresentação publica foi efetuada, perante as Entidades Oficiais (CM-Mação e Juntas/União de Freguesias).
Foram transmitidas as linhas gerais do Projeto, onde se assumiu que o mesmo seria viável, existindo duas condições que teriam de ser escrupulosamente cumpridas, sob pena de não valer a pena o esforço:
– Não existir “politiquices; Todo o território do Concelho estar representado por Percursos Pedestres ou outros eventos. Foi assumido por todos essa missão. A partir desse dia, ficou escrito na “pedra” esse objetivo.
2 – PROTOCOLO
Em Outubro de 2019, foi oficializado o Projeto com a assinatura de um Protocolo entre Partes, ligando entre si cerca de 40 Entidades do Concelho de Mação entre as quais a CM-Mação, todas as Juntas de Freguesia/União das Freguesias, 30 Associações locais, GNR Mação, Bombeiros Voluntários Mação, Agrupamento Escolas de Mação e cerca de 40 Voluntários, filhos do Concelho, residentes no concelho e outros espalhados por Portugal inteiro.
O objetivo do Protocolo é definir para futuro as Responsabilidades de cada parte.
3 – PERCURSOS PEDESTRES
Sendo a força motriz de tudo, estão previstos 15 Percursos Pedestres em todo o concelho. Nesta primeira fase, já se encontram de fase de trabalhos, visando a homologação os seguintes:
PR1-MAC-ROTA DO CABEÇO DA CRUZ (Homologado)
PR2-MAC-ROTA DO BREJO E BANDO DOS SANTOS
PR3-MAC-ROTA DO CARVOEIRO
PR4-MAC-ROTA DA ORTIGA SUL
PR5-MAC-ROTA DA QUEIXOPERRA
4 – GEOSSITIOS
Sendo a Geologia, algo muito caro aos Maçaenses, não poderia esta ficar de fora do Projeto. Após a contratação pela CM-Mação do Prof. José Romão, reputado Geólogo Nacional, Professor integrante do LNEG-Lisboa, foram criadas equipas de trabalho e percorridos todos os primeiros 4 percursos previstos.
Foram identificados cerca de 50 locais com potencial, sendo escolhidos 22. De destacar o GEOSSITO OSSO MORENA, em Ortiga, onde se localizam as Rochas mais antigas de todo o Centro de Portugal, com aproximadamente 600 milhões de anos, segundo relatório final.
5 – GEOCACHING
Sendo um dos principais jogos de natureza, esta atividade aqui vai ter a sua aplicação. Diversos elementos do Staff das ROTAS, são Geocachers, o que permite aportar a sua experiência e aplicar a mesma ao projeto.
Está já em curso um contato com Geocachers de todo o País para regressarem a Mação para uma visita às novas Caches. Para lá das cerca de 100 Caches existentes no concelho, irão ser criados 3 circuitos, integrados nos Percursos Pedestres:
– Caches Tradicionais
– Caches MULTI
– EarthCaches
6 – SER SISTEMA DE EMERGENCIA E RESGATE
Inovador e único a nível nacional. O Sistema de Socorro dos Percursos Pedestres das ROTAS, é único em Portugal. Criado e desenvolvidos pelos elementos das ROTAS, possui um conjunto de Balizas de Socorro distribuídas pelos Percursos, distanciadas cerca de 2 quilómetros entre si.
Todos os elementos físicos (Placas, postes, Balizas, etc) estão numerados. Assim, cada Baliza tem um número próprio. Em caso de emergência o Turista só tem que se dirigir para a baliza, ligar o 112 e transmitir ao operador de emergência o número desta.
Foi elaborado um plano de emergência, com a localização geográfica de cada uma delas no terreno, com a marcação de coordenadas GPS, sendo este plano fornecido à GNR e Bombeiros de Mação, que em caso de sinistro e olhando para a localização da Baliza, se dirigem mais rapidamente para prestar socorro.
Igualmente está a ser desenvolvida uma APP ROTAS DE MAÇÃO MOBILE, que será descarregado do PORTAL, e que permitirá ao turista percorrer através de GPS todo o Percurso. Caso exista uma emergência, a Aplicação possui um “Botão” SOS, que transmite a posição exata do turista.
Para descarregar a Aplicação e existir um rastreio, o turista tem de efetuar o Log in e autorizar o equipa de Back Office (CM-Mação) a seguir o seu trajeto ON LINE. Quando for permitido, irá ser efetuado um simulacro de teste.
Sendo criado em sintonia com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal, a mesma já se mostrou interessada em visitar Mação para fazer deste sistema PILOTO NACIONAL e direcionar formações de Guias de Montanha para Mação.
7 – MY PASSPORT ROTAS DE MAÇÃO
Outra das inovações que o projeto tem. Sendo o principal objetivo a criação de Roteiros Turísticos, para permitir a todos os que nos visitam, a descoberta dos pontos mais interessantes do Concelho, com a criação de ROTAS TEMÁTICAS, preparadas para pessoas com mobilidade reduzida, com a indicação dos locais que podem ser visitados por estas.
O1 Percursos da Água
02 Percursos dos Ofícios
03 Percursos das Fontes e Nascentes
04 Percursos da Geologia
05 Percursos das Aldeias
06 Percursos das Escola e Associações
07 Percursos das Obras de Arte, Edifícios e Construções Religiosa
08 Percursos das Paisagens
09 Percursos da História e Pré-História
10 Percursos de Geocaching
BEST OFF 50 –
Reúne os 50 locais mais incríveis do concelho. Está a ser construído, envolvendo os Empresários da Restauração e Alojamentos de Mação.
Igualmente o povo de Mação será chamado para o Projeto. Pretende-se que cada local tenha uma foto tirada por alguém, que terá os créditos da mesma e sendo esta colocada no PORTAL TURISTICO com o seu nome.
8 – PORTAL TURISTICO
Após concurso publico lançado pela CM-Mação, encontra-se em desenvolvimento a criação de um Portal Informático de Apoio ao Projeto. Principais temas apresentados:
HOMEPAGE
EXPLORAR – Rotas de Mação: Percursos; Passaporte; Geocaching.
APRENDER – Programas Educativos; Projectos Educativos; Formação; Sensibilização.
CONHECER – Território; O que visitar; Onde Comer; Onde Ficar; Associações Locais; Agenda.
DESPORTO E LAZER – Percursos Pedestres; Praias Fluviais e Piscinas; Termalismo; Escalada; BTT; Tiro.
PLANEAR – Como chegar; Mapa interativo; Favoritos; Contactos úteis
9 – PARCERIAS
Foram estabelecidas diversas parcerias, visando a abrangência dos temas.
– Agrupamento de Escolas Verde Horizonte – Mação, com o objetivo do desenvolvimento de programas e projetos educativos INDOOR e OUTDOOR com os alunos das turmas de Mação. Pretende-se criar nas crianças e jovens, o gosto pela aventura e pela natureza.
– ITM – Instituto Terra e Memória, visa o aproveitamento de sinergias entre Partes, com a visibilidade dos Trabalhos Nacionais e Internacionais realizados por Este (ITM) e a canalização dos diversos Estudantes de Mestrado (Nacionais e Internacionais), para a exploração do Território, sobretudo o Vale de Arte Rupestre do Ocreza.
– Comunidade Ares do Pinhal, pretende-se a criação de programas OUTDOOR, para os residentes desta Comunidade em comunhão com a natureza.

10 – REGISTO MARCA E DOMINIO
Marca Registada no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI) nº 630255
Domínio registado: WWW.ROTASDEMACAO.PT
Proprietário: Município de Mação
Como sempre dissemos, temos o maior respeito por projetos semelhantes que seguiram outros rumos, que foram feitos de outra maneira. Estamos abertos a parcerias com outros Municípios. Pretendemos encerrar absurdas “guerras” territoriais antigas, que só levam ao desgaste inútil e sem fim. Vivemos tempos estranhos, todos Nós. Só unidos chegaremos mais longe.
MAÇÃO – MAIS QUE UM DESTINO. UMA ORIGEM. As ROTAS DE MAÇÃO
Tenho muita pena de não ter sido considerado, aceite ou pensado, a rota das 4 ( quatro freguesias) da SERRA DO SANTO do Município de Mação entre Cardigos, Amêndoa, Carvoeiro e Envendos, com caminhos pedestres entre Freixoeiro, Freixoeirinho, Gargantada, Pracana do Carvoeiro até à Ladeira dos Envendos. Ou Vice/versa. Quase sempre pelo cimo da Serra. Vistas lindas. Rudes . Selvagens. Inexploradas. Naturais. Bons ares saudáveis. Vistas maravilhosas. Avistam-se terras do Distrito de Santarém ( Mação), Portalegre ( Gavião , Nisa, Marvão e Castelo de Vide), Castelo Branco ( Proença a Nova,Vila Velha de Rodão, Castelo Branco-Hotel, Vila de Rei e Sertã), Coimbra ( Serra da Lousã), ( e com sorte tb terras de Leiria). Caminhos de terra batida onde passam tractores, jeeps, motos, etc. A idade, saúde etc não me permitiram dinamizar. Sinto pena de ninguém ter agarrado neste filão turístico.