Foto: CMA

A antiga Casa do Povo de Mouriscas vai ganhar nova vida ao abrigo de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Abrantes e a Paróquia local. O acordo, assinado no dia 30 de junho, formaliza a cedência do edifício à Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Mouriscas, por um período inicial de 50 anos, com renovações automáticas de 10 em 10 anos. O projeto de recuperação do edifício, estimado em cerca de 300 mil euros, será assumido pela paróquia.

A reabilitação do imóvel permitirá à paróquia criar um espaço multifuncional, destinado a acolher diversas atividades de âmbito cultural, social e pastoral, incluindo a catequese, encontros dos escuteiros e iniciativas abertas à comunidade. Está também prevista a criação de um pequeno núcleo museológico dedicado à preservação e exposição de arte sacra.

O Padre Francisco Valente, responsável pela Paróquia de Mouriscas, sublinhou o simbolismo do momento. “É um passo muito aguardado, um desejo de mais de duas décadas. Pretendemos que este seja um lugar de encontro, de dinamismo social e cultural, que contribua para o desenvolvimento da freguesia.”

Foto: CMA

Para o presidente da Câmara Municipal, Manuel Jorge Valamatos, este protocolo representa “um investimento na coesão e no dinamismo local”. O autarca destacou ainda que este é apenas um dos projetos em curso na freguesia, referindo que a autarquia está também a desenvolver uma proposta para a requalificação da antiga escola primária.

“Queremos dotar as Mouriscas de infraestruturas que respondam às necessidades da população”, afirmou, acrescentando que está em estudo a revisão de regulamentos municipais para facilitar a criação de Áreas de Reabilitação Urbana nas freguesias, com o objetivo de incentivar a recuperação do património edificado.

Mestre em Jornalismo e apaixonada pela escrita e pelas letras. Cedo descobriu no Jornalismo a sua grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *