CIM Médio Tejo apresentou Abrantes 360 como um caso de referência e boas práticas ao Congresso Mundial das Smart Cities. Foto: CIM

No primeiro dia do evento, que decorreu entre os dias 7 e 9 de novembro e reuniu  especialistas, representantes governamentais, empresas e organizações de todo o mundo para discutir e apresentar soluções inovadoras que visam melhorar a qualidade de vida nas cidades e torná-las mais sustentáveis, o espaço Smart Portugal recebeu a apresentação do “Médio Tejo 360 – O caso específico de Abrantes”, onde foram apresentadas as principais valências do projeto municipal «Abrantes Digital».

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes e da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Médio Tejo, liderou a comitiva e considerou esta presença como “muito valiosa numa perspetiva de aprendizagem e de partilha dos projetos que têm vindo a ser implementados nesta área”.

O autarca sublinhou a importância da plataforma Abrantes 360, “como meio de aproximar as pessoas aos serviços do Município, proporcionando-lhes a resolução das suas questões correntes em qualquer parte do mundo, sem a necessidade de deslocação presencial aos nossos serviços”.

ÁUDIO | MANUEL JORGE VALAMATOS, PRESIDENTE CM ABRANTES E CIM MÉDIO TEJO:

Sob o lema “Abrantes, um território inteligente, de proximidade, de sustentabilidade e de coesão”, o projeto «Abrantes Digital» foi iniciado em 2011 e tem vindo expandir-se ao longo dos anos, integrando hoje uma multiplicidade de serviços, com destaque para a plataforma Abrantes360.

A apresentação do “Médio Tejo 360 – O caso específico de Abrantes” em Barcelona esteve a cargo de Paulo Rego. Foto: CIM Médio Tejo

Através desta plataforma, é possível realizar, entre outros, inscrições e pagamentos nas piscinas municipais, gestão das refeições escolares dos alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo, dar a leitura da água, renovar documentos da Biblioteca Municipal, dar conhecimento de ocorrências no espaço público, fazer reservas para utilizar os campos padel, consultar os seus próprios processos, tendo também a salvaguarda do botão de pânico, que permite a uma vítima de violência doméstica denunciar e alertar as autoridades de forma imediata.

A apresentação do “Médio Tejo 360 – O caso específico de Abrantes” em Barcelona esteve a cargo de Paulo Rego, Chefe da Divisão de Sistemas de Informação do Município de Abrantes, que considerou esta presença como “um passo importante para uma cidade no centro de Portugal, de média dimensão, onde o impacto da tecnologia se deve fazer sentir acima de tudo no dia-a-dia das pessoas”.

Além da plataforma Abrantes360, o programa «Abrantes Digital» integra também valências como o Repositório aberto do concelho de Abrantes, que garante a preservação e democratização no acesso à informação histórica do concelho. a Carrinha do Cidadão, que leva os serviços municipais aos cidadãos, o programa de transição digital nas Juntas de Freguesia, que garante atendimento imediato para procedimentos do Município, entre outras iniciativas nas vertentes da literacia digital, cibersegurança ou gestão urbana inteligente.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *