O Município de Proença-a-Nova, em colaboração com as Juntas de Freguesia e o Centro Ciência Viva da Floresta, vão plantar uma árvore de espécie autóctone em cada aldeia do concelho, na iniciativa “Uma aldeia, uma árvore – de sol a sol”, no próximo dia 21 de março, assinalando também o Dia Internacional das Florestas.
Reflorestar a floresta foi o desafio que o Município de Proença-a-Nova lançou às associações locais, em mais uma iniciativa inserida no Ano Municipal da Floresta – Proença A Nova Floresta.
O presidente da autarquia, João Lobo, sublinha que “no dia em que se assinala o Dia Internacional das Florestas vamos plantar uma árvore em cada aldeia do nosso concelho: uma aldeia, uma árvore”.
O autarca apela ao “habitual empenho e dinamismo das associações e coletividades para que esta plantação, embora simbólica, possa de alguma forma reforçar a urgência na mudança de paradigma relativamente à organização da floresta e às espécies autóctones que foram desprestigiadas e que é importante voltarem a ter espaço”.
“O sucesso do projeto Proença A Nova Floresta – acrescenta João Lobo – depende de cada um de nós, seja na limpeza da floresta, contribuindo para a defesa de pessoas e bens, seja na reflorestação organizada, tornando o concelho mais seguro e mais verde”.
João Lobo convida ainda as coletividades a promoverem outras ações desta natureza: “na semana em que celebramos a floresta podem e devem as associações promover outra ação de plantação no perímetro da aldeia”.
Em parceria com as coletividades locais, 87 aldeias responderam ao repto lançado pelo autarca proencense e desta forma vão receber esta iniciativa, plantando uma árvore proveniente de espécies autóctones dentro do perímetro da mesma.