A 22ª edição do workshop “Preparar o atleta do futuro” realiza-se no dia 29 de setembro, sexta-feira, no auditório do Edifício Pirâmide, em Abrantes, e contará com a presença de António Bessone Basto, ex-atleta olímpico, e Luísa Burguette Cunha, atleta abrantina de alto rendimento.
A iniciativa integra o programa da Semana Europeia do Desporto em Abrantes e a sessão incidirá no tema “Vontade de vencer”.
António “Toni” Bessone Basto é um dos mais ecléticos e premiados atletas portugueses de sempre, tendo representado Portugal em várias modalidades desportivas, com destaque para a natação, andebol e caça submarina. Aos 8 anos fez a sua primeira travessia do Tejo, organizada pela Associação de Natação de Lisboa, com o tempo de 58 minutos entre a Trafaria e Algés. Foi Campeão Ibérico durante três anos e participou em oito competições internacionais em representação da Seleção Nacional.
Noutra vertente desportiva, foi guarda-redes da equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal e na década de 70, António Bessone Basto dedicou-se à Caça Submarina, tendo sido várias vezes campeão nacional e conquistado lugares de honra nos pódios europeus e mundiais em representação de Portugal. Atualmente, continua ligado ao desporto como atleta de natação no escalão Master e é o presidente da Direção do Sport Algés e Dafundo.
O workshop também contará com a presença de Luísa Burguette Cunha, atleta da Casa do Benfica em Abrantes, que recentemente alcançou a 3ª posição no Mundial em Bath (Inglaterra) na estafeta mista na modalidade Laser Run (em Sub-19). A jovem abrantina vai abordar o seu percurso como atleta de alto rendimento durante esta sessão.
A jovem de 16 anos começou a praticar desporto muito cedo e, aos seis anos, já participava em provas de atletismo promovidas pela Casa do Benfica em Abrantes, tendo sido federada nessa altura. Com nove anos, Luísa Cunha fez a sua primeira prova da Federação Portuguesa de Pentatlo Moderno – Biatle –, no escalão aprendiz, e desde então nunca mais parou.
Hoje pratica todas as modalidades do Pentatlo e é frequentemente convocada para representar a Seleção Nacional em provas internacionais. No ano passado alcançou o 3º lugar no Campeonato Mundial de Laser Run que se realizou em Lisboa.
Os dois atletas vão dar testemunhos dos seus percursos durante o workshop, que inicia às 21h30. Organizado desde 2011 pelo Município de Abrantes, o workshop é dirigido aos agentes desportivos e tem contado ao longo dos anos com a presença de oradores de diversas modalidades, coordenadores técnicos, dirigentes federativos, treinadores, selecionadores, atletas, ex-atletas, campeões olímpicos e campeões nacionais.
A entrada é gratuita, mas tem inscrição obrigatória até ao dia 28 de setembro na receção do Estádio Municipal de Abrantes ou através do e-mail [email protected] .
O workshop tem ainda como objetivos a qualificação contínua dos diferentes agentes desportivos, é certificado com a Bandeira de Ética do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) desde 2021, contando com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude.
A autarquia informa que foi para este workshop foi pedida a creditação ao IPDJ para Títulos Profissionais de Técnico/a de Exercício Físico (TPTEF) e Diretor/a Técnico/a (TPTD).
Nas edições anteriores foram abordadas várias temáticas, como o desenvolvimento desportivo; desafios para a alta competição; ser treinador – conceitos; condutas e orientações; jogar à bola ou jogar futebol; treino do jovem atleta; coordenação técnica de um clube; relacionamento com os pais; especialização desportiva; violência no desporto; especialização desportiva, bullying no desporto, entre outros.

