A Praia Fluvial do Agroal recebe em 2023 a Bandeira Azul pelo 7.º ano consecutivo. Distinção, atribuída pela Associação Bandeira Azul, pelo reconhecimento das qualidades desta praia fluvial do concelho de Ourém, com base em critérios como a Gestão Ambiental e Equipamentos, Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Segurança e Serviços, entre outros.
Além da Bandeira Azul, foram também hasteadas as Bandeiras de Praia Acessível para Todos e a Bandeira de Ouro, atribuída pela Quercus, pela 4.ª vez à Praia Fluvial do Agroal, tendo em conta os resultados de excelência da qualidade da água, nos últimos anos.
Para Luís Miguel Albuquerque, aquelas três bandeiras representam o reconhecimento do trabalho e atenção dada a esta região e, em especial, àquele equipamento, valorizando assim, a qualidade da água e da praia. Prova disso, atesta, crescente afluência à Praia Fluvial do Agroal.

“Ano após ano, temos vindo a ter mais gente no Agroal. Temos tido uma afluência mesmo muito grande”, referiu Luís Miguel Albuquerque em declarações aos jornalistas, considerando que na base dessa procura, estará “o trabalho que tem sido feito, fruto da qualidade que a praia apresenta, não só em termos de água, mas [também] em termos de acessibilidades.”
GALERIA
Trabalho esse, que começa a ter reflexos no mediatismo daquela praia fluvial. “Muito recentemente, uma revista da especialidade considerou a Praia Fluvial do Agroal, uma das melhores do nosso país. Isso, obviamente, enche-nos de satisfação e dá-nos muita força para continuar a trabalhar neste projeto, que temos vindo a consolidar e que queremos reforçar ainda mais. É um projeto importante para toda a região e para todas as pessoas que aqui vêm, que gostam e que se sentem bem no Agroal.”
Refira-se que a Praia Fluvial do Agroal integra a maior nascente do rio Nabão, e as suas águas frias têm fama de serem medicinais, sendo um espaço muito procurado quer pelos habitantes em redor, quer por turistas.
Além da praia fluvial, um pequeno parque de merendas, um solário e anfiteatro ao ar livre fazem as delícias de quem por ali passa, que pode também contar com espaços de restauração e cafetaria.
Durante a época balnear, a praia é vigiada e frequentada em média por cerca de 100 mil pessoas.

Projeto de 300 mil euros para melhorar Praia Fluvial do Agroal
Durante a cerimónia do hastear das bandeiras, Luís Miguel Albuquerque anunciou um novo projeto para aquele espaço, num investimento a rondar os 300 mil euros.
O projeto prevê a execução de uma piscina para crianças junto à piscina já existente, com uma zona de acesso a pessoas de mobilidade reduzida onde a profundidade da água é menor (40 cm), bem como a construção de um passadiço ao lado da piscina.
“É mais um esforço grande que iremos fazer. Um investimento de cerca de 300 mil euros, que nos parece inteiramente justificado, financiado por fundos comunitários, através do Turismo. Acredito que irá acrescentar mais valor a toda esta zona”, concluiu o presidente.
A Câmara Municipal de Ourém deverá inaugurar no próximo ano um conjunto de melhorias na praia fluvial do Agroal, num investimento anunciado na ordem dos 280 mil euros, apoiado por fundos comunitários. Estas melhorias estão relacionadas com o perigo que a piscina poderia representar para as crianças (devido à sua profundidade), com a falta de acessos para pessoas de mobilidade reduzida e com as dificuldades de limpeza (tendo em conta que é impossível escoar totalmente a água).
A construção de um descarregador de fundo, para a limpeza e lavagem da piscina que será manobrado com três válvulas de seccionamento, a substituição do deck existente em madeira por outro de compósito maciço – tendo em conta a degradação do existente – e a criação de um percurso acessível, através de um passadiço em aço inox, que acompanha o perímetro da piscina, são outras das ações previstas.