Não é muito normal hastear a bandeira amarela ou vermelha nas praias fluviais, mas o aumento do caudal e da corrente no rio Zêzere a isso obrigou na terça-feira em Constância. A situação foi originada pelas descargas da barragem de Castelo de Bode, que se situam a montante, tendo as fortes correntes chegado mesmo a originar, em julho, o hastear da bandeira vermelha.
“As descargas da barragem (de Castelo do Bode) foram noturnas e quando chegámos à praia, cerca das 10h00, as correntes de água era muito fortes pelo que hasteámos de imediato a bandeira amarela, situação que se manteve até cerca das 17h00”, disse hoje ao mediotejo.net um dos nadadores salvadores que presta serviço na praia fluvial de Constância.
A Bandeira Amarela, quando hasteada, Informa que a água está agitada, sendo apenas possível tomar banho e não se deve nadar e não ir para fora de pé.
“Não houve nenhum incidente, as pessoas também já sabem o que significa a bandeira amarela e não se metem em aventuras”, disse Rodrigo Simões, tendo dado conta que este ano a bandeira amarela já foi hasteada “três ou quatro vezes”, sempre que há descargas da barragem.
Em julho, indicou, chegou mesmo a ser necessário hastear uma vez a bandeira vermelha, “devido à corrente existente no local e ao aumento do caudal do rio, que praticamente tapou o areal”, tendo feito notar que são casos muitos pontuais e que não afetam a dinâmica turística e de lazer do espaço de lazer.




Com as altas temperaturas a marcarem o mês de agosto, muita gente aproveita para se refrescar junto ao mar ou em praias fluviais, mas há cuidados que todos devem ter em atenção no que toca à presença nestes locais, pelo que as bandeiras que são colocadas nos areais ajudam-nos a tomar decisões informadas antes de entrarmos na água para dar um mergulho.
As três bandeiras mais conhecidas – Verde, Amarela ou Vermelha -, estão em todas as praias e indicam informação que importa saber antes de ir ao banho.
Verde – Indica que o mar está calmo e seguro para tomar banho e nadar normalmente.
Amarela – Informa que a água está agitada, sendo apenas possível tomar banho e não nadar e não ir para fora de pé.
Vermelha – Sinaliza que a água está perigosa e é proibido entrar nas águas do mar ou rio.
Para além destas três bandeiras, as praias ainda apresentam outras cores, não tão conhecidas, mas que prestam igualmente informação relevante. Veja quais são e o que significam:
Preta e Branca – Bandeira composta em forma de xadrez significa que a praia está temporariamente sem vigilância por parte do nadador-salvador, o que revela não ser seguro tomar banho.
Amarela e Vermelha – Bandeira composta com as duas cores na horizontal indica que, naquela zona, estão colocadas as correntes e é seguro tomar banho.
Preta – A cor preta disposta em toda a bandeira indica que a praia está interdita devido ao estado do mar, do rio, ou da areia.
Branca e Roxa – Bandeira com uma medusa em tons de branco ou roxo alerta para a existência de alforrecas, caravelas portuguesas ou medusas.
Azul – Esta bandeira informa que a praia não está poluída e em todo o seu espaço tem à disponibilidade pequenos contentores para o lixo, assim como instalações sanitárias em boas condições.
Branca e Azul – Esta bandeira comunica que a praia tem condições de acessibilidade para todas as pessoas.
Branca e Amarela –Estas cores indicam a qualidade da água balnear. A praia que hastear esta bandeira apresenta ao longo de cinco anos um excelente nível de qualidade da água.