A época balnear já arrancou em Mação, com tudo operacional e em condições para receber os visitantes. As três praias fluviais do concelho, em Cardigos, Carvoeiro e Ortiga, e a piscina ao ar livre em Mação já recebem muitos banhistas, sendo que o bar de apoio na praia de Ortiga entra em funcionamento este sábado, dia 1 de julho. A Bandeira Azul na praia fluvial de Carvoeiro foi hasteada na terça-feira.
A praia fluvial do Carvoeiro é uma das zonas balneares que funciona como um cartão de visita do Médio Tejo, sendo referência e sinónimo de qualidade ambiental na região. Acumula com a Bandeira Azul, a bandeira Qualidade de Ouro 2023 (a 13ª consecutiva), que atesta as boas práticas desta praia fluvial há 17 anos consecutivos, bem como a bandeira Praia Acessível, por disponibilizar equipamentos e adaptações às pessoas com mobilidade reduzida, permitido usufruto da praia com maior comodidade e sem obstáculos.
Dispõe de vários equipamentos e infraestruturas, como balneários, bar, parque de merendas, churrasqueiras, espreguiçadeiras e toldos de palha, posto de primeiros socorros, estacionamento. Está dividida com zona de banhos para adultos e para crianças, e tem cadeira anfíbia para pessoas com mobilidade reduzida, bem como rampas de acesso aos patamares superiores.

A praia fluvial de Carvoeiro localiza-se a cerca de 25 minutos de Mação, e situa-se na localidade de Carvoeiro. Costuma receber visitantes de toda a região e do país, e é um espaço apetecível para reunir com a família e deixar as crianças brincarem e correrem à vontade. Destaca-se pelo seu enquadramento natural, que lhe confere grande tranquilidade e cujas infraestruturas estão adaptadas à envolvente florestal, permitindo contacto muito próximo com a fauna e flora.

Carvoeiro é uma das três praias fluviais do concelho, a par de Cardigos e Ortiga. Este ano a praia fluvial de Cardigos conseguiu a bandeira Qualidade de Ouro, atribuída pela Quercus, uma distinção que acontece pelo terceiro ano consecutivo. Já Ortiga encontra-se a reunir condições para que possa entrar na corrida por estes galardões.

Estes espaços são imagem de marca do concelho, especialmente no verão, acolhendo milhares de visitantes que se deixam encantar pelas especificidades que cada local tem para oferecer.
Mação preparado para oferta de qualidade na época balnear
Em declarações ao mediotejo.net, o presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, mostrou-se otimista na qualidade da oferta à população e aos muitos visitantes que procuram o concelho e as suas zonas balneares, tendo assegurado que estão reunidas todas as condições para receber as pessoas durante os próximos meses.
ÁUDIO | VASCO ESTRELA, PRESIDENTE CM MAÇÃO:
Vasco Estrela destacou a importância de receber bem, tendo referido que as piscinas municipais descobertas de Mação abriram este ano mais cedo ao público, no dia 22 de junho, para mais uma época balnear. A piscina estará a funcionar até 10 de setembro e fecha apenas à segunda-feira de manhã, para limpeza e manutenção, deixando de ter dia de encerramento semanal.

O autarca destacou ainda, além da muita procura das praias fluviais em Ortiga e em Cardigos, a praia fluvial do Carvoeiro, um oásis cravado na natureza e que ostenta a Bandeira Azul há 17 anos consecutivos, sendo a praia fluvial do interior do país com mais anos consecutivos com o galardão ambiental.

Não é novidade que esta é uma praia banhada a “ouro sobre azul” no concelho de Mação, sendo um dos ex-libris turísticos que atrai milhares de visitantes todos os verões, que ali optam por passar férias e dias de descanso, fugindo ao rebuliço das praias do litoral. Pelo 17º ano consecutivo, a Bandeira Azul é ali hasteada, distinção que lhe confere grau de qualidade e excelência, um selo que atesta ano após ano a importância deste local na dinâmica da freguesia de Carvoeiro.

Mação tem três praias fluviais disponíveis para a época balnear e as piscinas descobertas no centro da vila, a que se juntam as piscinas ao ar livre em Envendos e muitas outras para descobrir, como o caso do Pego da Rainha.
