O Festival Internacional de Balões de Ar Quente, que decorre em várias localidades do Alentejo até dia 12, é aberto ao público e conta com a realização de 11 voos livres em balão de ar quente, mediante a aquisição de uma pulseira solidária que reverterá para os bombeiros voluntários das localidades aderentes.
Promovido pela empresa Publibalão, em cooperação com o “Alentejo sem Fronteiras” – Clube de Balonismo, o festival está decorrer entre os dias 06 e 12 nos concelhos de Alter do Chão, Fronteira, Monforte, Ponte de Sor e Avis (neste caso, na Fundação Abreu Callado, em Benavila).
Segundo a organização, são 38 as equipas que marcam presença no FIBAQ oriundas de Portugal, Espanha, França, Holanda, Bélgica e Luxemburgo. Diariamente realizam-se dois voos livres, sendo o primeiro pelas 07:00 e o segundo pelas 14:30.
Este sábado, dia 11 de novembro, pelas 19:30, decorre em Ponte de Sor o espetáculo noturno “Night Glow”, em que os pilotos preparam os seus balões como se fossem descolar. No entanto, ficam presos a alguns metros do chão, com chamas libertadas intercaladamente a criar um “espetáculo visual único que conjuga luz, cor e música”.
Nos dias 10 e 11 de novembro, o festival permanece em Ponte de Sor, terminando no dia 12 na Fundação Abreu Callado.
A grande novidade desta edição é a corrida aérea – Air Race Championship (ARC) na Albufeira de Montargil, no sábado e domingo, dias 11 e 12 de novembro. A Demo Race decorre este sábado entre as 10h30 e as 16h00, e no domingo entre as 10h00 e as 17h30. Coordenadas: 39,08836° N, 8,15554° O.

Os eventos integram a cimeira aeronáutica Portugal Air Summit, que decorre entre 09 e 12 de novembro no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, com uma configuração de “lançamento e preparação” do formato internacional a desenvolver a partir de 2024, numa edição bienal – ou seja, com o objetivo de lançar a edição do próximo ano e que pretende ser o “início do novo ciclo de crescimento” do projeto.