Festival Música Júnior. Créditos: FMJ

‘Play & Score – Bandas Sonoras de Vídeo Jogos’ é o tema proposto para a IX edição do Festival Música Júnior, a decorrer em Ponte de Sor de 27 de agosto a 4 de setembro, que terá como convidados principais o maestro espanhol Adrían Ronda Sampayo especialista neste repertório, e o Rui Unas fará a apresentação dos espetáculos multimédia finais.

O Festival Música Júnior – que é o maior Estágio de Verão Internacional – apresenta-se como sendo atualmente “a iniciativa artístico-pedagógica mais referenciada no meio musical português, assumindo um papel incontornável na formação de jovens estudantes de música fora do contexto escolar”.

Propõe desde 2012 diferentes horizontes musicais através dos convidados envolvidos – Mário Laginha e Maria João, Pedro Santos, Carlos Moura, Sofia Escobar e Mário Augusto, Helder Moutinho e Rui Vieira Nery, Gilles Apap, Joshua dos Santos, Vasco Dantas Rocha, Jeffery Davis e Gabriela Canavilhas, Kyril Zlotnikov e António Victorino d’Almeida, Bárbara Barradas, Carlos Cardoso, Sissi Martins, Ruben Madureira, Fernando Alvim.

E também das temáticas apresentadas “O Jazz”, “O Legado de Piazzola”, “O Humor”, “As Bandas Sonoras de Hollywood”, “Fado – O Legado Português”, “O Folk e o Étnico no Universo Erudito”, “Música nas Américas”, “A Genialidade Russa”, “A Ópera e o Teatro Musical”.

Serão uma vez mais convidados professores dos principais conservatórios e escolas de música nacionais e de Espanha que juntamente com os participantes serão os responsáveis pela programação cultural que será desenvolvida em Ponte de Sor durante o Festival Música Júnior.

Os concertos finais serão nos dias 3 de setembro – Ponte de Sor – e 4 de setembro – Aula Magna, Reitoria da Universidade de Lisboa.

Segundo a organização, o Estágio proporciona a mais de 350 estudantes oriundos das mais diversas escolas de música de Portugal e do estrangeiro “uma experiência memorável”, integrando um Coro, uma Big Band, uma Orquestra Juvenil ou uma Orquestra Sinfónica. Estes jovens músicos com idades compreendidas entre os 8 e os 21 anos, estarão durante 9 dias em intensa atividade musical, liderados por um coletivo de 34 professores e 3 maestros.

Para descontrair após os ensaios, supervisionados por professores, haverá atividades ao ar livre, jogos tradicionais, campeonatos de futebol, kayaks, padle, mini-golf, ténis, piscina, entre tantas outras.

O convite é ainda estendido a toda a família para passar férias em Ponte de Sor no decorrer do Festival, usufruindo dos alojamentos e do potencial turístico da região. Percorrida pelo montado Alentejano e marcada pela envolvente da albufeira de Montargil.

Paula Mourato

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.