Novas instalações da CIMAA inauguradas em Portalegre. Créditos: CMPS

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) inaugurou oficialmente as suas novas instalações em Portalegre. A reabilitação do edifício, que agora recebe os serviços da CIMAA, da Areanatejo e da ADRAL, orçou em 1,3 milhões de euros e contou com a comparticipação financeira dos 15 municípios que constituem a CIMAA.

Em comunicado, a CIMAA indicou que, no decorrer da cerimónia, foram homenageados os funcionários da CIMAA com 25 anos de serviço público dedicados ao associativismo municipal.

“As novas instalações da CIMAA, que já estão em funcionamento e que agora se inauguram oficialmente, são o culminar de um trabalho que tem atravessado vários conselhos intermunicipais nos últimos anos e também uma cabal prova de união entre os quinze municípios que constituem esta comunidade intermunicipal”, lê-se no documento.

“A reabilitação do edifício que agora recebe os serviços centrais da CIMAA foi possível graças à comparticipação financeira de todos os municípios do distrito de Portalegre que em conjunto fizeram um investimento de 1,3 milhões de euros”, acrescentam.

A nova sede da CIMAA conta com gabinetes atribuídos a “todas as suas áreas de responsabilidade”, salas de reunião “munidas de todos os equipamentos audiovisuais necessários” e um auditório “renovado” com “tecnologia de ponta” que permitirá receber e organizar vários tipos de eventos e reuniões.

O edifício acolhe também, segundo a CIMAA, um espaço de ´cowork`, denominado por “Comunidade.26”.

Este espaço representa um investimento de 126 mil euros, inscritos a 100% no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

De acordo com a CIMAA, este espaço vai permitir aos trabalhadores da administração pública o desempenho das suas funções, remotamente, com o seu local físico de trabalho, promovendo desta forma a “potenciação e conciliação” da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

O edifício alberga ainda os novos espaços de trabalho da Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) e da Agência Regional de Eficiência Energética do Alentejo (AREANATejo).

A cerimónia oficial contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Ceia da Silva, do presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAA, Albano Silva, e do presidente da Comunidade Intermunicipal e presidente do Município Ponte de Sor, Hugo Hilário.

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *