Cerca de 50% do efetivo dos Bombeiros de Ponte de Sor já foi vacinado contra a covid-19. No final da semana passada, a Estrutura Concelhia para a Vacinação Comunitária, na cidade de Ponte de Sor, recebeu os Bombeiros Voluntários que prestam serviços essenciais, onde “foram vacinados 46 elementos”, disse ao mediotejo.net o comandante da corporação.
Simão Velez explicou terem sido vacinados “aqueles que estão mais na linha da frente” referindo-se essencialmente aos “bombeiros assalariados e elementos tripulantes de ambulâncias de emergência” mas, na verdade, “todos estão na linha da frente”, sublinhou.
Para o comandante dos Bombeiros de Ponte de Sor estar nas suas mãos decidir quem seria vacinado contra a covid-19 nesta fase foi uma função “ingrata e um grande angústia devido à incerteza porque não há data para a vacinação do restante efetivo”, nota.
Assim, além de se aguardar pela chegada das restantes vacinas, o procedimento passará por “manter a testagem” ao vírus SARS-CoV-2. “Os voluntários são testados mensalmente e os assalariados quinzenalmente” como tem sido até aqui, explicou.
No Pavilhão Municipal de Ponte de Sor foi criada a Estrutura Concelhia para a Vacinação Comunitária contra a covid-19, a pedido da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), informa a Câmara Municipal.

Segundo a autarquia “o espaço foi adaptado para o efeito e cumpre com todos os requisitos exigidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS) para o processo de vacinação. Serão, nesta fase, vacinados todos os munícipes com mais de 80 anos e os munícipes com mais de 50 anos e com algumas patologias identificadas, em conformidade com os requisitos definidos pelas autoridades de saúde pública e com o Plano Nacional de Vacinação”.
A estrutura foi também replicada na freguesia de Montargil, que possui igualmente uma Estrutura Concelhia para Vacinação, o que, segundo a autarquia, “aumentará a oferta e qualidade do processo de vacinação” no concelho.
