Ensino Superior com Produção Aeronáutica no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor

No âmbito dos CTeSP – Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Ponte de Sor vai ter um curso de Produção Aeronáutica a funcionar no Aeródromo Municipal no ano letivo 2020/2021. As inscrições estão abertas até 31 de agosto.

Os objetivos passam por formar profissionais capazes de estabelecer eficazmente a interface entre a engenharia e a produção, preenchendo ao mesmo tempo a lacuna que existe em Portugal em formação superior na área de produção aeronáutica. O técnico superior de produção aeronáutica tem a capacidade para gerir, implementar, avaliar e supervisionar as atividades de produção de componentes para aeronaves contribuindo para o desenvolvimento sustentável das empresas.

Em nota de imprensa, o Município lembra que “em Portugal a formação superior em produção aeronáutica é praticamente inexistente, havendo uma necessidade eminente de profissionais nesta área para dar resposta às necessidades das empresas”.

Como saídas profissionais são apontadas: Produção de componentes para a indústria aeronáutica; Agente de métodos; Projeto de ferramentas; Programador de CNC; Especialista em CAD/CAM (CATIA); Especialista em Materiais Compósitos; Certificação de processos; e Indústria de produção em geral.

“A indústria aeronáutica tem tido, nos últimos anos, um enorme crescimento motivado pelo aumento da construção de novas aeronaves a nível mundial e Portugal tem grandes empresas de fabrico de componentes aeronáuticos sediadas em Setúbal, Évora e Ponte de Sor”, lê-se ainda na mesma nota.

Apesar das dificuldades que estão a afetar esta indústria devido à pandemia da covid-19, o Município de Ponte de Sor acredita que “num mundo globalizado em que as viagens fazem parte do modo de vida moderno, seja na perspetiva do lazer, ou na perspetiva profissional, brevemente assistiremos à recuperação de todas as atividades ligadas à aeronáutica”.

No ano letivo 2020/2021 o curso de Produção Aeronáutica irá funcionar também na Escola Superior Tecnologia de Setúbal/Instituto Politécnico de Setúbal e Grândola.

As inscrições estão abertas até 31 de agosto. Mais informações em: www.estsetubal.ips.pt/cursos/ctesp/pa

A sua formação é jurídica mas, por sorte, o jornalismo caiu-lhe no colo há mais de 20 anos e nunca mais o largou. É normal ser do contra, talvez também por isso tenha um caminho feito ao contrário: iniciação no nacional, quem sabe terminar no regional. Começou na rádio TSF, depois passou para o Diário de Notícias, uma década mais tarde apostou na economia de Macau como ponte de Portugal para a China. Após uma vida inteira na capital, regressou em 2015 a Abrantes. Gosta de viver no campo, quer para a filha a qualidade de vida da ruralidade e se for possível dedicar-se a contar histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *