Esta sexta-feira arrancam as comemorações do 13º aniversário do Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, espaço multidisciplinar, cuja estrutura alberga o Arquivo Histórico Municipal, a Biblioteca Municipal, diversos espaços expositivos, o Museu Municipal, o Centro de Formação e Cultura Contemporânea, o Centrum Sete Sóis Sete Luas e os núcleos de arqueologia industrial da antiga fábrica de moagem de cereais e descasque de arroz.
Vão ser dois dias de intensa e diversificada atividade para assinalar este décimo terceiro aniversário, com arte, música, teatro e exposições. Dia 9 de setembro, pelas 21h30, começam os espetáculos com a atuação da Vórtice Dance Company, através de Vídeo Mapping dedicado aos momentos marcantes dos 30 anos do Festival Sete Sóis Sete Luas, cabendo depois ao grupo musical Blimunda 7Luas Orkestra, proporcionar a todos os presentes, um concerto com início marcado para as 22h30.
No sábado, dia 10, as celebrações começam pelas 15h00, com a Peça de Teatro Infanto-Juvenil “Sonho D’Os Piratas”, uma adaptação da obra “Os Piratas” de Manuel António Pina, seguindo-se a inauguração de duas exposições: a primeira da francesa Kathy Bassaget, com o título “Cheminement Singulier” integrada no projeto Sete Sóis Sete Luas e a segunda de arquitetura e joalharia, intitulada “Assemblagem”, da autoria de Carla Guilherme e Daniel Luís. Pelas 18h00, está marcado o beberete de aniversário para fechar em beleza esta celebração de um espaço de referência da cultura no concelho de Ponte de Sor.

O Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor alberga, como foi referido, o Museu Municipal de Ponte de Sor, inaugurado no mês de maio, sento mais um atrativo cultural daquele concelho do Alto Alentejo. É composto por um núcleo central e por dois núcleos externos.
O núcleo central localiza-se em parte das instalações da antiga Fábrica de Moagem de Cereais e Descasque de Arroz de Ponte de Sor e inclui duas salas de referência, dedicadas ao património e à história do território concelhio, numa perspetiva temática (Sala 1), bem como, mais especificamente, da cultura e da indústria do arroz no concelho (Sala 2).
O Museu Municipal tem como principal objetivo a valorização e a divulgação do património e da história do território correspondente ao atual concelho de Ponte de Sor, estimulando ao mesmo tempo a contínua produção de conhecimento naqueles domínios. Visa também dar o devido enquadramento museológico ao património industrial do já centenário edifício da Fábrica de Moagem e Descasque.
Destina-se a todos os que, vindos de fora ou residentes, queiram conhecer o território, pretendendo-se que tenha, em simultâneo, uma vertente como recurso turístico e uma forte dimensão comunitária, sendo apropriado e fruído pelos habitantes do espaço cuja história e cujo património evoca.
O espaço cultural pode ser visitado de segunda a sábado, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Encerra aos domingos e dias feriados.















