O Bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, D. Antonino Dias, suspendeu a Visita Pastoral Arciprestado de Ponte de Sor por conta da problemática vivida no País com a doença Covid-19 (novo coronavírus), confirmou ao mediotejo.net fonte da Diocese, adiantando ser esta suspensão por tempo indeterminado.
A visita ao Arciprestado de Ponte de Sor decorria durante o primeiro semestre de 2020, ou seja, uma visita a 27 paróquias dos concelhos de Gavião e Ponte de Sor, e ainda Nisa, Alter do Chão e Crato, de 12 de janeiro a 20 de junho de 2020.
Ou seja, especificamente às paróquias de Aldeia da Mata, Alpalhão, Alter do Chão, Amieira do Tejo, Arez, Atalaia, Cabeço de Vide, Chancelaria, Comenda, Crato-Mártires, Cunheira, Flor da Rosa, Gáfete, Gavião, Longomel, Margem, Montalvão, Monte da Pedra, Nisa – Espírito Santo, Nisa – N. Senhora da Graça, Nossa Senhora da Graça, Ponte de Sor, Santana, Santana, São Matias do Cacheiro, São Simão do Pé da Serra, Seda, Tolosa e Vale do Peso.
Entre as justificações para a suspensão das Visitas Pastorais que estavam em curso no Arciprestado de Ponte de Sor, destaque para as visitas “aos Lares de idosos, a doentes e idosos em suas próprias casas” como “momento importante dentro da sua programação”, lê-se em comunicado da Diocese sobre o risco real e grave de alastramento da pandemia.
Este visita, então suspensa por razões de saúde pública, é vista pela Igreja como uma “oportunidade de refontalizar a Fé Baptismal”, descreveu o Arcipreste, Padre Rui Rodrigues.