Carrinha do Cidadão vai levar serviço de enfermagem a freguesias mais carenciadas de Abrantes. Foto arquivo: CMA

“Nós tínhamos uma fragilidade ao nível de enfermagem no polo de Tramagal, que pertence à USF Beira Tejo e finalmente, ontem, dia 15 de setembro, foi reforçada a equipa de enfermagem com um novo enfermeiro”, afirmou. Segundo a vereadora respnsável pela área da saúde, este profissional vai dar suporte aos utentes acompanhados pela médica de família Rita Carvalho.

“Todos os utentes que estão inscritos no ficheiro da doutora Rita Carvalho podem efetivamente agora ter apoio de enfermagem, consultas de saúde infantil, planeamento familiar, pé diabético, enfim, todos os programas que estavam pendentes em Tramagal estão a ser reforçados agora com este novo enfermeiro”, explicou.

ÁUDIO | Raquel Olhicas, vereadora na Câmara Municipal de Abrantes

Raquel Olhicas acrescentou que o posto ocupado previamente pelo enfermeiro, “também já foi reforçado” com outro profissional e que a área da enfermagem está a ser “permanentemente acompanhada, com proximidade, em prol da qualidade de vida”.

Com este reforço, será possível chegar “com mais facilidade ao Crucifixo, à Lamacheira, a zonas mais distantes do perímetro urbano e mais populacional da vila de Tramagal”.

A vereadora explicou ainda que este resultado foi possível graças à articulação com a ULS – Unidade Local de Saúde, que conseguiu “ter mais enfermeiros a nível hospitalar, os do hospital estão a ser integrados nos cuidados de saúde primários, o que para nós é uma grande prioridade.

Outra novidade anunciada foi o arranque do serviço de enfermagem na carrinha do cidadão, já esta quinta-feira, 18 de setembro. “Finalmente conseguimos. No próximo dia 18 de setembro, teremos muito orgulho porque o serviço de enfermagem vai finalmente começar”, informou.

Este serviço, que arranca em regime de projeto-piloto, irá percorrer as freguesias mais carenciadas de cuidados de saúde, sobretudo as que não pertencem a uma USF.

“O objetivo é ter a nossa carrinha móvel com acesso a cuidados de saúde primários, nomeadamente enfermagem, para que as pessoas não fiquem desprotegidas”, concluiu a vereadora.

Mestre em Jornalismo e apaixonada pela escrita e pelas letras. Cedo descobriu no Jornalismo a sua grande paixão.

Entre na conversa

1 Comment

  1. Ouvi a Sra Veriadora dizer que em Tramagal, apartir do dia 18 do corrente mês iria estar mais um profissional de enfermagem. Peço desculpa mas isso não aconteceu. Vi a Sra Enf andar aflita para conseguir dar apoio à utentes de duas médicas.

Deixe um comentário

Leave a Reply