O burlão recorria ao WhatsApp para se fazer passar pelo filho ou filha de alguém, pedindo dinheiro para uma emergência. Créditos: Unsplash

O Departamento de Investigação Criminal de Leiria da Polícia Judiciária deteve esta quarta-feira um homem de 25 anos, de nacionalidade estrangeira, como presumível autor de uma burla que tem circulado nas últimas semanas por WhatsApp, com mensagens que começavam geralmente por “Olá mãe” ou “Olá pai”.

A PJ diz ter identificado e posteriormente detido este indivíduo “no seguimento de informação da utilização de uma conta bancária, na qual estavam a ser depositados valores oriundos de burlas através de mensagens de WhatsApp, que recentemente têm vitimado muitos cidadãos, (…) em número ainda não totalmente apurado”.

Reforçando os alertas anteriormente emitidos, e “verificando-se um número crescente de denúncias” por este tipo de burla, a Polícia Judiciária alerta os cidadãos para, “em momento algum, satisfazerem pedidos via WhatsApp ou outras plataformas de comunicação similares, sem confirmação prévia dos familiares em nome de quem são feitas as solicitações de transferências de dinheiro”.

Patrícia Fonseca

Sou diretora do jornal mediotejo.net e da revista Ponto, e diretora editorial da Médio Tejo Edições / Origami Livros. Sou jornalista profissional desde 1995 e tenho a felicidade de ter corrido mundo a fazer o que mais gosto, testemunhando momentos cruciais da história mundial. Fui grande-repórter da revista Visão e algumas da reportagens que escrevi foram premiadas a nível nacional e internacional. Mas a maior recompensa desta profissão será sempre a promessa contida em cada texto: a possibilidade de questionar, inquietar, surpreender, emocionar e, quem sabe, fazer a diferença. Cresci no Tramagal, terra onde aprendi as primeiras letras e os valores da fraternidade e da liberdade. Mantenho-me apaixonada pelo processo de descoberta, investigação e escrita de uma boa história. Gosto de plantar árvores e flores, sou mãe a dobrar e escrevi quatro livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *