Paulo Vakulyuk, de 19 anos e apenas no segundo ano a competir no escalão sénior, sagrou-se este fim de semana vice-campeão nacional nos 100 metros estilos em representação do Clube de Natação de Torres Novas (CNTN). A prova disputou-se em Leiria e os atletas torrejanos conquistaram vários recordes pessoais e distritais.
“Com apenas 19 anos, este é o seu segundo ano de sénior, tendo participado nas finais dos 100 mariposa e 100 livres”, realçou ao mediotejo.net Pascoal Mendes, tendo o treinador feito notar que Paulo Vakulyuk “foi o segundo mais novo finalista nos 100 metros livres e, nos 100 estilos, era mesmo o mais novo”, continuando o jovem atleta a revelar uma enorme margem de progressão.
Para além de Paulo Vakulyuk ter sido vice-campeão nacional na prova disputada em Leiria, os nadadores do CNTN participaram em todas as finais das provas em que estavam inscritos e houve uma final histórica em nacionais. No mesmo fim de semana os atletas mais novinhos do CNTN competiram em bom nível em Santarém, destacou ainda Pascoal Mendes.
Em Leiria, a prova do campeonato contou com a presença de 454 nadadores que alcançaram os mínimos de participação, em representação de 90 clubes. O destaque da participação do CNTN vai para a obtenção do 2º lugar de Paulo Vakulyuk na prova de 100 estilos, evento no qual estabeleceu recordes pessoais e recordes do distrito e clube, sénior e absoluto, na eliminatória que venceu em 55”71 e na final que o consagrou vice-campeão nacional em 55”10.
Este Campeonato marcou ainda a estreia do João Pires em finais (Top 8 nacional) com destaque para os 50 livres onde melhorou por duas vezes o seu recorde pessoal o que lhe valeu o 6º lugar na prova mais rápida do calendário.
A final sénior dos 100 livres masculinos, que contou com a presença de Paulo Vakulyuk, foi a mais competitiva deste campeonato e foi a primeira da história da natação nacional em que todos os finalistas nadaram abaixo dos 50 segundos, sendo que ficaram de fora dois nadadores que também nadaram em menos de 50 segundos.

Em nota de imprensa, o CNTN endereçou os parabéns a todos os envolvidos neste processo, nadadores, treinadores, dirigentes, familiares, amigos e instituições, com referência especial para o Município da Golegã que, ao ceder as duas instalações, “permitiu minimizar os efeitos do encerramento das piscinas municipais de Torres Novas”, atualmente em obras.
Ainda no mesmo fim de semana, no domingo, em Santarém, Laura Correia, Eva Alfaite, Inês Gil, Clara Madureira, Margarida Formigo, Mariana Mota, Maria Inês Ferreira, Rita Valentim, Laura Marques, Carolina Quinta, Maria Pilar Rodrigues, Rodrigo Alegria, André Silva, Lourenço Geada, Francisco Trincão, Duarte Mendes e Martim Gomes representaram o CNTN onde alcançaram bons resultados e acima de tudo, mostraram evolução.

O CNTN vai encerrar este ciclo competitivo com a participação no Campeonato Zonal Sul, na Guarda, de 16 a 18 de dezembro, onde o clube torrejano estará representado pela atleta juvenil Rafaela Mendes.