Grutas foram escavadas ao longo dos séculos para extrair tufo calcário. Foto arquivo: mediotejo.net

O património natural de Torres Novas volta a estar em destaque com um passeio interpretativo pelas Grutas de Lapas e pelos tufos calcários, proporcionando este sábado uma experiência que alia natureza, história e paisagem. A iniciativa, dinamizada pelo município torrejano, integrada as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

A atividade pretende levar os participantes à descoberta das Grutas de Lapas – um conjunto de galerias subterrâneas escavadas em tufos calcários, reconhecido pela sua relevância a nível nacional e internacional. O percurso inclui ainda a observação de um terraço fluvial marcado por antigas pedreiras de tufo calcário, com vistas amplas sobre a planície de inundação do rio, onde se destacam terrenos férteis, pomares e hortas.

O ponto de encontro está marcado para as 9h30, na rua António Borga, junto à Fábrica do Álcool, em Lapas. O passeio terá a duração aproximada de três horas e meia, ao longo de um trajeto de cerca de um quilómetro, classificado com grau de dificuldade baixo. A organização aconselha o uso de roupa e calçado confortáveis e sugere que os participantes levem binóculos, máquina fotográfica, água e reforço alimentar.

A iniciativa é aberta a todas as idades e de participação gratuita, embora sujeita a inscrição obrigatória.

Os interessados poderão inscrever-se através do e-mail turismo@cm-torresnovas.pt, do telefone 249 813 019 ou mediante preenchimento de formulário online. O número de participantes é limitado e a realização do evento dependerá das condições meteorológicas.

Mestre em Jornalismo e apaixonada pela escrita e pelas letras. Cedo descobriu no Jornalismo a sua grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *