Os responsáveis das bibliotecas do Médio Tejo fazem recomendações de leitura no nosso jornal todas as semanas. “O afinador de pianos”, de Cristina Norton, é a sugestão hoje apresentada por Dulce Figueiredo, da Biblioteca Municipal de Sardoal. Passe pela biblioteca… e boas leituras!

Esta é a história de amor que uniu Benjamin, um afinador de pianos madrileno, e Ângela. Uma história feita de encontros e desencontros, de amores (im)possíveis, de verdades ocultas, de fugas, de sonhos adiados, de quarenta anos vividos sob a pressão da realidade histórica que os condicionou – a guerra civil de Espanha, o regime do Estado Novo em Portugal, o Golpe Militar na Argentina –, polvilhada pelos temperos do imaginário latino-americano.

Cristina Norton mistura de forma ágil e apaixonante realidade e ficção, e somos compelidos a acompanhar as alegrias e os sofrimentos de Benjamin e Ângela, mantendo, tal como eles, a esperança no amanhã! 

“Nessa mesma tarde voltaram a encontrar-se quando ela se encaminhava para a casa de Dona Remédios. Iam em sentido contrário e por passeios opostos. Ele não atravessou a rua para não a comprometer, mas sorriu-lhe levando a mão ao chapéu. Ela devolveu-lhe o cumprimento discretamente, como convinha a uma mulher ibérica”.

“Sentia que lhe devia uma nova vida e uma felicidade que chegaram a conhecer e que tinham perdido nos caminhos tortuosos da culpa. Precisava de se redimir, de se sentir perdoado diante de Deus, dos homens e sobretudo de Ângela.”

Dulce Figueiredo

Arquivista e Bibliotecária na Câmara Municipal de Sardoal

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *