Convidámos os responsáveis das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações semanalmente neste espaço, de forma alternada. A sugestão apresentada esta semana por Rosário Wahnon, da Biblioteca Municipal de Mação, é para que se “leia” Mação através das obras “Mação, retrato falado”, de Vera Dias António, “Cultura e artes da pesca tradicional no rio Tejo, em Ortiga – Mação”, de João de Matos Filipe, e “À Mesa em Mação – Carta Gastronómica”, de Armando Fernandes.

Passe pela biblioteca… e boas leituras!

Ler Mação

Amar a leitura é trocar horas de fastio por horas de inefável e deliciosa companhia.
John F. Kennedy

Para muitos as férias acabaram de chegar Sentar-se num lugar tranquilo, ouvir o silêncio do dia e viajar até onde a imaginação o permitir poderá ser um dos seus objectivos. A Biblioteca Municipal de Mação apresenta-lhe algumas sugestões para que se dedicar ao grande prazer da leitura.

Mação, retrato falado
de Vera Dias António

Mação, retrato falado, primeiro livro da socióloga Vera Dias António, aqui está, preservando, para memória futura, rostos, costumes e vivências de gente antiga, residente nas pequenas aldeias ou vilas do concelho de Mação, num tempo de carências e dificuldades, hoje dificilmente imagináveis. (…)”

“Regista testemunhos autênticos e é um livro de leitura fácil e agradável, escrito em estilo coloquial e simples, sem a poluidora adjetivação e vaidosos considerandos, tantas vezes usados e próprios de quem, para ser visto e aplaudido, ‘sobe no escadote’ sempre que escreve ou fala. (…)” in Prefácio (Carlos Gueifão)

Cultura e artes da pesca tradicional no rio Tejo, em Ortiga – Mação
de João de Matos Filipe

Este livro aborda de uma forma intimista a cultura e as artes da pesca tradicional no Rio Tejo.

À Mesa em Mação – Carta Gastronómica
Armando Fernandes

Maranho, Chanfana, Cabrito no Forno, Javali, Migas, Cabidela, Sopa de Peixe, Enguias Fritas, Miolos e tantas outras receitas que nos trazem à memória cheiros e sabores, por vezes, esquecidos. Este livro sobre a gastronomia do concelho de Mação convida-nos a relembrar e a recordar os sabores e os saberes.

Rosário Wahnon

Diretora da Biblioteca Municipal de Mação

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.