Os responsáveis das bibliotecas do Médio Tejo fazem recomendações de leitura no nosso jornal todas as semanas. Carmen Ferreira, da Biblioteca Municipal de Ourém, sugere “Com muita pinta!”, de Lara Xavier. Passe pela Biblioteca… e boas leituras!

ÁUDIO | SUGESTÃO DE LEITURA DE CARMEN FERREIRA
Pode ouvir todas as sugestões de leitura no canal de Podcast do mediotejo.net no Spotify

O convite à leitura de hoje da Biblioteca Municipal de Ourém recai sobre o livro “Com muita pinta!”, de Lara Xavier com ilustração de Célia Fernandes (Ed. Texto, 2018).

Lara Xavier nasceu em Angola, morou na Holanda e vive atualmente em Portugal. Iniciou-se na escrita com o livro “Gosto deles porque sim” (Ed. Texto, 2007). Atualmente, divide o seu trabalho entre a escrita, a edição e o design gráfico. A sua capacidade para perceber e expressar os sentimentos das crianças faz com que as suas histórias sejam lidas com agrado tanto por miúdos como por graúdos.

Célia Fernandes estudou nas Belas Artes, em Lisboa e dedica-se à ilustração, com um traço tão bonito e tão único que é impossível não o reconhecer. Elege a Biblioteca de Arte Gulbenkian, como a sua biblioteca preferida e o local mais bonito de Lisboa, onde procurava quase tudo o que precisava durante o tempo em que estudou nas Belas Artes.

Desde 2001 que colabora regularmente com algumas editoras em projetos escolares: pré-escolar, 1.º e 2.º ciclo, materiais de apoio ao ensino e relacionados.

O seu público de eleição é o dos mais pequenos aprendizes, no universo escolar e outros. Trabalha em suporte digital e manual. Gosta da cor, da curva e do sorriso que provocam.

O livro “Com muita pinta!”, através da sua narrativa e das suas ilustrações, ajuda a ensinar a aprender matemática. 

Em cada livro da coleção “Histórias Para Fazer Plim!”, a que este livro pertence, encontramos atividades que exploram os conteúdos matemáticos das histórias, que os alunos podem realizar sozinhos ou ser aplicadas em de sala de aula.

De uma forma lúdica e divertida, este livro em particular desenvolve, em simultâneo, competências nas áreas do português e da matemática. É um livro escrito em rima, em que os alunos podem explorar as quantidades até 100, com representações visuais dessas quantidades, que desenvolvem o cálculo mental e o sentido de número.

“Com muita pinta!” inclui no final algumas atividades destinadas aos alunos do 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Venham descobrir este e outros livros fantásticos à vossa Biblioteca Municipal de Ourém! Esperamos por vós. Divirtam-se!

Fontes:
XAVIER, Lara, 1971- ; FERNANDES, Célia, – Com muita pinta!. 1a ed. [Lisboa] : Texto, 2018. [28] p.. ISBN 978-972-47-5531-1
[em linha] https://www.leyaonline.com/pt/apoio-escolar/exercicios/com-muita-pinta/ 

Carmen Ferreira

Bibliotecária na Biblioteca Municipal de Ourém.
Natural de Ourém, nascida em 1974, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses pela Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Ainda na FCSH concluiu em 1999 a Pós-graduação no Ramo de Formação Educacional e em 2002 a Pós-graduação em Cultura Portuguesa Contemporânea. É Mestre em Ciências Documentais, na variante de Bibliotecas e Centros de Documentação, pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com a Dissertação “Biblioterapia aplicada a idosos: um novo desafio para as bibliotecas públicas portuguesas” (2013).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.