Convidámos os diretores das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço, de forma alternada, todas as semanas. “Cataventos”, de Zulmira Bento, é o livro sugerido por Óscar Martins, diretor da Biblioteca Dr. Carlos Nunes Ferreira, de Alcanena. Passe pela Biblioteca e… boas leituras!
Cataventos, de Zulmira Bento, é um livro que nos faz levantar os olhos, literalmente. Tirá-los do chão e elevar a cabeça, o pensamento, perscrutando os telhados em busca dessas construções tão típicas, tão menosprezadas, tão presentes e tão ausentes da paisagem urbana.
Presentes porque sempre que existem marcam de forma vincada a paisagem das localidades, tornando-se, em muitos casos, o seu símbolo ou a imagem distintiva com a qual muitas pessoas se identificam com o lugar a que chamam morada. Quem fica indiferente a um galo empoleirado no cimo de uma chaminé? Ou a uma imagem de um anjo no remate dum telhado com a seta a indicar o Norte? Que torre de Igreja ou Capela não tem o seu catavento?
Ausentes cada vez mais dessa mesma paisagem, destratados pela passagem das luas e muitas vezes deitados por terra nas restaurações que, inevitavelmente, os edifícios carecem tempos a tempos. Muitas vezes, até a torre da Igreja ficou sem o seu.
Zulmira Bento percorre neste livro, depois de outro dedicado às chaminés, as freguesias do Concelho de Alcanena e identifica, categoriza e explica cada um dos detalhes dos cataventos que encontrou. Faz mesmo paralelo entre as imagens captadas anos antes e as de hoje, apelando ao reparo daqueles que outrora foram mais cuidados.
O livro não se cinge aos cataventos de Alcanena, fala também nos de Portugal inteiro e muitos que estão para lá das nossas fronteiras mas mereceram o seu olhar atento.
A pesquisa feita pela Dra. Zulmira Bento tem sido muito procurada por quem se interessa por este tema tão particular da nossa cultura e, por isso mesmo, se faz aqui a divulgação desta obra.
A edição deste livro da responsabilidade da Câmara Municipal de Alcanena, tem o Prefácio do Dr. Luís Filipe Maçarico, e encontra-se à venda na Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena.