Convidámos os responsáveis das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço todas as segundas-feiras, de forma alternada. “Aspectos Linguísticos da Freguesia de Minde”, de Zulmira Bento, é a sugestão apresentada esta semana por Óscar Martins, da Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira, em Alcanena.
Passe pela biblioteca… e boas leituras!
Zulmira Bento dedicou um ano da sua vida profissional a um projecto que foi aprovado pelo Ministério da Educação, e que lhe pagou o vencimento, destinado ao estudo e registo dos aspectos distintivos da forma de comunicar da Freguesia de Minde. Esta é sobejamente conhecida pelo calão Minderico, no entanto, esta investigação da Professora vai mais fundo nessa investigação e não se centra apenas no Minderico.
O projecto concluído foi entregue ao Ministério que o tinha pago e ficou na gaveta, provavelmente acompanhado de outros da mesma natureza.
A Câmara Municipal de Alcanena traz agora a público nesta edição uma investigação primorosa sobre a forma de pronunciar e, principalmente, um estudo rigoroso do conjunto de vocábulos utilizados pela população de forma completamente original e distintiva desta região do país. Haverá certamente outros lugares que coincidam na utilização de determinada forma de dizer, até porque as fronteiras administrativas limitam-se a uns marcos de pedra que só alguns sabem onde ficam, mas o conjunto é claramente próprio dessa região.
Através desta obra ficamos com a certeza de que a Língua Portuguesa é tão rica que nos permite utilizar termos completamente diferentes de região para região, tornando-se por isso uma marca distintiva daqueles que aí vivem. Todos nos lembramos das formas arquitectónicas características de cada uma das províncias de Portugal, cujas diferenças marcavam o clima de cada região e, com isso, a forma de viver diferenciada das restantes.
Pois bem, faltava fazer-se o levantamento dos vocábulos, termos e expressões da Língua utilizada no quotidiano das populações residentes na área geográfica correspondente à Freguesia de Minde, a qual compreende Minde, Covão de Coelho e Vale Alto. Por isso mesmo, e como se supõe de um trabalho académico, são também assinaladas as diferenças de utilização de significantes e de significados nos diferentes lugares da freguesia, ou seja, uma mesma palavra ou expressão pode significar diferentes coisas em sítios diferentes.
Os estudos sobre História Local são um instrumento precioso de fixação da memória colectiva dos lugares e das suas gentes, mas raramente se faz o registo das suas peculiaridades linguísticas, essas são tão distintivas dos povos que ali se fixaram como todas as outras, ou talvez mais ainda, já que resultam totalmente da obra do homem, com pouca interferência da natureza.
Assim, a Professora Zulmira Bento não deixou apagar pelo tempo a individualidade da sua terra e das suas gentes, estudando e registando-a para que fique memória dela para o futuro, contribuindo com isso grandemente para o enriquecimento da Língua Portuguesa, pois só se pode admirar o que se conhece.
O livro pode ser adquirido pelo valor de 10€ na Biblioteca Municipal de Alcanena.