Os responsáveis das bibliotecas do Médio Tejo fazem recomendações de leitura no nosso jornal todas as semanas. “Almanaque da História de Portugal”, de José Martinho Gaspar, é a sugestão hoje apresentada por Sónia Lourenço, da Biblioteca Municipal António Botto, de Abrantes. Passe pela Biblioteca… e boas leituras!

O livro que sugiro hoje, Almanaque da História de Portugal, de José Martinho Gaspar, da editora Guerra & Paz, publicado já este ano, mais precisamente no mês passado, outubro de 2020, será apresentado, a partir da Biblioteca Municipal António Botto, em Abrantes, no próximo dia 21 de novembro, às 11h. Esta atividade conta com a presença ‘online’ do escritor e pode ser seguida na página de Facebook e no canal YouTube do Município de Abrantes, com acesso, também, no site da Biblioteca Municipal António Botto. Pode assistir comodamente e em segurança, em sua casa, a esta apresentação de livro que estará a cargo da professora de História, Isabel Borda d’ Água.

José Martinho Gaspar nasceu em Água das Casas, no concelho de Abrantes. Licenciou-se em História na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde também concluiu o mestrado em História Contemporânea. Tem uma pós-graduação em Ciências Documentais (Arquivo). Professor de História de profissão, encontrou na escrita uma paixão. Na área da História, dirige a revista Zahara e é autor dos livros A Primeira República em Abrantes: Evolução política e acção laicizadora, Os discursos e o discurso de Salazar, Água das Casas: Memórias de uma comunidade, Sport Lisboa e Abrantes/Sport Abrantes e Benfica: 100 Anos e Almanaque da História de Portugal, para além de outros em coautoria. Na ficção, publicou os livros de contos Histórias desencantadas e Histórias de ter de ser, o livro para a infância Um mundo quadrado: Visto aqui deste lado e o romance Vidas por fios.

Almanaque da História de Portugal é uma obra de divulgação da nossa História, de fácil leitura, com informação interessante, útil e rigorosa.

Este livro, para ler como cada um entender, é uma viagem no tempo, onde se divulgam centenas de acontecimentos e se apresentam figuras marcantes da História de Portugal. De janeiro a dezembro, em cada mês do ano, são reveladas curiosidades relacionadas com o respetivo mês de cada século e a origem de diversas expressões associadas à nossa História.

Este almanaque apresenta secções informativas e curiosas, relacionadas com o respetivo mês, que nos permitem descobrir momentos inesquecíveis da História de Portugal: – Este dia na História – Neste mês nasceu… – Nunca mais fomos os mesmos – A figura do mês – A batalha do mês – O acordo – Cultura | Sociedade – Curiosidade – Dos fracos não reza a História.

Confúcio disse: «Se queres prever o futuro, estuda o passado.» E este livro suscita o interesse pela História e cumpre, a meu ver, o propósito anunciado, na nota final, por José Martinho Gaspar: «A História permite encontrar raízes e identidades que todos nós, mais tarde ou mais cedo, começamos a procurar.» 

Passe pela Biblioteca Municipal António Botto, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 15h, e aqui pode requisitar este livro, e outros, para empréstimo domiciliário.

Sónia Lourenço

Coordenadora do Serviço de Bibliotecas de Abrantes / Biblioteca Municipal António Botto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.