Convidámos os responsáveis das bibliotecas municipais do Médio Tejo a fazerem as suas recomendações neste espaço de forma alternada, às segundas-feiras. “A Guerra dos Mascates”, de Miguel Real, é a sugestão apresentada esta semana por Ana Sofia Marçal, da Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã.
Passe pela biblioteca… e boas leituras!
No Brasil do século XVIII, os mascates revoltam-se contra a exploração de que são vítimas e manifestam-se contra os mazombos, os senhores todo-poderosos de Pernambuco,
proprietários de engenhos de açúcar e herdeiros da elite que expulsou os Holandeses do território.
Miguel Real, a partir deste episódio, cria um romance onde o amor romântico, a loucura pelo dinheiro, o ódio e a vingança, tudo em jeito irónico, se manifestam numa narrativa alucinante travada entre Recife e Olinda, entre pequenos comerciantes e aristocratas.
Julinho Telles Fernandes, Violante Dias, Lula Aparecido da Silva e Vidal Rabelo são alguns dos personagens que se perfilam ao longo da narrativa. Este último, na linha da frente da trama, empenhado em recuperar a todo o custo a sua “recém, recém, recém senhora”, Leonor Barbalho, com quem o casamento foi impedido de consumar.