Apresentado como “o maior Parque Temático de Natal do Ribatejo”, o Parque dos Sonhos de Natal da Chamusca foi inaugurado no dia 7 de dezembro prolongando-se até dia 23 no principal jardim da vila, junto ao edifício da Câmara, com múltiplas atividades para todas as famílias.
Além da presença imprescindível do Pai Natal e dos seus duendes, assim como de um Presépio Vivo, decorrem várias outras atividades entre as quais se destaca o projeto Arruar (9 dezembro), um workshop com Mafalda Teixeira (10 de dezembro), atriz e autora do livro Funny Cook, um projeto de alimentação saudável direcionado para crianças, o espetáculo Tagus Big Band (10 dezembro), a Caminhada de Natal (11 dezembro) e o Tributo a Michael Bublé (17 de dezembro).
A pista de gelo natural continua a fazer as delícias de miúdos e graúdos que se queiram arriscar no desafio da patinagem no gelo. Destaque ainda para a Casinha do pai Natal, a roda de Natal (uma das novidades deste ano), o presépio vivo, passeio de póneis, o carrossel, entre outras novidades.
O evento inclui, ainda, o tradicional Mercadinho de Natal, com mostra de artesanato, bijuteria e também exposição de produtos locais e regionais, sem esquecer a oferta gastronómica. Do programa faz parte também animação de rua, exposição de produtos locais, espetáculos musicais, teatro e outras atividades.
A cerimónia de inauguração teve início no Cineteatro da Chamusca com um “Recital de Natal”, interpretado pelo Coro Convívio do Chamusca Abraça CLDS-4G e por um grupo de crianças do 3º e 4º ano do Centro Escolar da Chamusca e seniores das várias Freguesias (Carregueira, Ulme, Vale de Cavalos) e Uniões de Freguesia (Chamusca e Pinheiro Grande; Parreira e Chouto) do Concelho, que durante cerca de meia hora interpretaram clássicos do Cancioneiro Tradicional de Natal.
A abertura oficial das portas do Parque dos Sonhos de Natal da Chamusca no dia 7 ao fim da tarde, ocasião marcada pelo momento alto da época natalícia da vila, com o acender da iluminação de Natal em toda a vila da Chamusca.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal da Chamusca referiu que o Parque dos Sonhos de Natal nasceu da vontade de criar um espaço, para todo o concelho, onde o espírito de Natal pudesse estar ainda mais presente na vida da comunidade chamusquense. “Nesta época tão especial, queremos que este seja um espaço de partilha e que reúna família e amigos, num ambiente repleto de magia. A edição do ano passado superou todas as nossas expectativas, apesar das restrições a que estávamos sujeitos devido à pandemia, por isso este ano queremos que seja ainda melhor, que traga ainda mais pessoas ao nosso território e que seja uma mais-valia para a economia do nosso concelho”, disse Paulo Queimado.
Para além da programação do evento, destaque ainda para a habitual iluminação de Natal, que poderá ser encontrada em vários pontos da Vila, como o Jardim do Coreto, o Largo Vasco da Gama (Junto à Biblioteca Municipal), o Largo 25 de Abril (zona envolvente ao Edifício dos Paços do Concelho), o Edifício de São Francisco e ainda o Miradouro da Nossa Senhora do Pranto.
O Parque está de portas abertas de segunda feira a domingo, encerrando no dia 23 de dezembro, pelas 21h30 com um espetáculo de Circo de Fogo, no Palco das Estrelas.
Os bilhetes têm um valor máximo de quatro euros por pessoa, sendo que todas as atividades dentro do parque são gratuitas.