A Palha de Abrantes, Associação de Desenvolvimento Cultural, vai promover esta quarta-feira à noite, às 21:30, no espaço Sr Chiado, a exibição do filme “Mediterranea”.

“Mediterranea”, o primeiro filme de Jonas Carpignano (Itália, Estados Unidos, Alemanha, França e Qatar), avalia o tema atual e polémico da travessia do Mediterrâneo pelos imigrantes em busca de segurança e de liberdade.

Dois homens, uma perigosa viagem de África para Itália: um olhar chocante sobre a luta entre a vida e a morte dos refugiados.

É a história de dois jovens de Burkina Faso, Ayiva e Abas que, em busca de uma vida melhor, fazem a difícil e arriscada travessia do deserto do Sahara e Mar Mediterrâneo para chegar a Itália. A realidade que encontram acaba por ser bem mais problemática do que imaginavam.

Comovente e poderoso, este filme, baseado em histórias reais, estreou na Semana da Crítica do Festival de Cannes e foi finalista do Prémio Lux de Cinema Europeu 2015.

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.